Oportunidade: pós-doutorado no IAG-USP com bolsa FAPESP

Da Agência FAPESP

O Projeto Temático “Espectroscopia de alta precisão: das primeiras estrelas aos planetas” oferece uma oportunidade de pós-doutorado com Bolsa da FAPESP na área de Atividade Estelar. A inscrição deve ser feita até 1º de julho de 2019.

A vaga é para o grupo do professor Jorge Meléndez, coordenador do projeto, no Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP).

O projeto usa espectroscopia de alta precisão para estudar questões sobre exoplanetas, evolução estelar e galáxias. As estrelas serão caracterizadas por meio da técnica de análise diferencial linha a linha. O projeto também investiga a composição química de estrelas relacionada com a composição de atmosferas exoplanetárias.

O pós-doutorando estudará os efeitos da atividade magnética estelar, usando diversos indicadores de atividade, como as linhas H e K. O candidato aprovado poderá utilizar diferentes instrumentos como Harps/ESO, Espresso/ESO e Hires/Keck, e também obter dados usando o espectrógrafo Steles no telescópio Soar de 4 metros.

Os candidatos devem ter experiência em atividade estelar e concluído doutorado entre setembro de 2013 e agosto de 2019.

Os candidatos devem enviar carta de apresentação, currículo com lista de publicações, resumo da pesquisa anterior e atual (até três páginas), plano de pesquisa (até três páginas) e duas cartas de recomendação para o e-mail do professor Jorge Meléndez (jorge.melendez@iag.usp.br).

Mais informações sobre a vaga estão em: www.fapesp.br/oportunidades/2903.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades

01/07/2019