Origens da Física no Brasil (20.06, às 14h.)

Origens da Física no Brasil

15 de junho de 2018

Agência FAPESP – O Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) realizará evento no dia 20 de junho para o lançamento de seu Acervo Histórico Digital.

O projeto foi idealizado pela professora Amélia Império Hamburger, que coordenou atividades do Projeto Memória do IFUSP voltadas à organização arquivística, inventário analítico, acondicionamento e divulgação da documentação do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) e do Acervo Mário Schenberg.

Segundo o IFUSP, a FFCL, criada em 1934, foi “um ponto de inflexão na história brasileira, tendo se tornado um centro de referência na produção de conhecimentos”.

A documentação existente contempla tanto o período inicial quanto as décadas seguintes, quando as primeiras gerações de físicos brasileiros formados na USP passaram a ser responsáveis pela condução da instituição. É uma documentação de grande importância, sendo utilizada por pesquisadores em História das Ciências.

Há cerca de um ano teve início o processo de digitalização da documentação. Foram digitalizados 3.750 documentos, totalizando 8.543 páginas. O projeto foi coordenado pelos professores Ivã Gurgel (IFUSP) e Edson Satoshi Gomi (Escola Politécnica), e teve a historiadora Walkiria Fucilli Chassot na catalogação e coordenação executiva. Participaram a empresa Mercúrio Digitalizações e três estudantes de Física e jovens historiadores das ciências: Artur Correia Alegre, Barbra Miguele de Sá e Carlos Alberto Chaves.

O evento de lançamento do Acervo Histórico Digital do IFUSP terá as palestras “A História da Física no Brasil: Perspectivas de Pesquisa” e “O Acervo Histórico do IFUSP e o Projeto de Digitalização”. Será realizado no Auditório Adma Jafet a partir das 14 horas.

Mais informações: gurgel@usp.br

20/06/2018