Pós-doutorado em astrofísica de plasmas e altas energias

Pós-doutorado em astrofísica de plasmas e

altas energias com Bolsa da FAPESP

16 de maio de 2017

Agência FAPESP – Um projeto de pesquisa conduzido no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) recebe, até 20 de maio de 2017, inscrições para duas vagas de pós-doutorado para Astrofísica de Plasmas e Altas Energias.

A oportunidade, com Bolsa da FAPESP, está vinculada ao Projeto Temático "Investigação de Fenômenos de Altas Energias e Plasmas Astrofísicos: Teoria, Simulações Numéricas, Observações e Desenvolvimento de Instrumentação para o Cherenkov Telescope Array (CTA)".

De acordo com a pesquisadora responsável pelo projeto, professora Elisabete Maria de Gouveia Dal Pino, o objetivo é estudar fenômenos magneto-hidrodinâmicos e de altas energias de estrelas e objetos compactos a aglomerados de galáxias, empregando técnicas analíticas e numéricas.

Ênfase especial será dada a estudos de aceleradores de raios cósmicos, campos magnéticos cósmicos e turbulência, ventos galácticos e jatos relativísticos e ao desenvolvimento de programas de ciência para o CTA e o ASTRI-CTA Mini-Array (http://iag.usp.br/astri).

Os principais tópicos de pesquisa incluem: “Magneto-hidrodinâmica e fenômenos de altas energias em torno de buracos negros e jatos”; “Difusão, aceleração e propagação de raios cósmicos em meios turbulentos astrofísicos”, “Feedback de formação estelar versus AGNs na evolução de galáxias” e “Conexões entre formação estelar, turbulência, nuvens e SNRs”.

Os candidatos deverão enviar, em formato pdf, curriculum vitae, lista de publicações e uma breve declaração dos interesses em pesquisa. Os candidatos deverão também providenciar duas cartas de recomendação a serem enviadas diretamente por e-mail para: dalpino@iag.usp.br.

As posições de pós-doutorado são por cerca de dois anos, com possível renovação por até quatro anos. A seleção de candidatos continuará até que as posições sejam preenchidas.

Mais informações sobre a oportunidade: fapesp.br/oportunidades/1568.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades

Fonte da notícia: Agência FAPESP

20/05/2017