Pós-doutorado em Física da Matéria Condensada

Selecionado integrará equipe de Projeto Temático no Instituto de Física da USP, em pesquisa sobre fenômenos emergentes em sistemas de dimensões reduzidas (imagem: NIST/JILA/CU-Boulder)

Pós-doutorado em Física da Matéria Condensada com bolsa da FAPESP

29 de agosto de 2018

Agência FAPESP – O Projeto Temático Fenômenos Emergentes em Sistemas de Dimensões Reduzidas, conduzido no Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP, dispõe de uma vaga de pós-doutorado com bolsa da FAPESP e coordenação do professor Pascoal Jose Giglio Pagliuso. O prazo de inscrição termina no dia 31 de agosto de 2018.

A pesquisa propõe o estudo da evolução desses fenômenos emergentes em sistemas de dimensões reduzidas, seja pelo seu próprio tamanho (nanoestruturas) ou pelas dimensões de suas propriedades (sistemas massivos com propriedades em duas ou uma dimensão).

A equipe do projeto participará na produção de amostras (nanopartículas, nanofios e monocristais) e na caracterização macroscópica e microscópica de materiais usando experimentos de resistividade elétrica, efeito Hall, magnetização, susceptibilidade magnética dc/ac, calor específico, magnetoimpedância, torquimetria, ressonâncias de spin eletrônico (ESR), nuclear (NMR) e quadrupolar (NQR), espalhamento Raman, difração de raios X (pó e magnética), absorção de raios X (XANES, EXAFS, XMCD), análise elementar (EDS e WDS) e espectroscopia de fotoemissão resolvida em ângulo (ARPES).

Os candidatos devem ter título de doutor em Física, com titulação adquirida nos últimos cinco anos. É exigido para a oportunidade experiência em experimentos de baixa temperatura, síntese e caracterização estrutural de materiais, bem como transporte magneto-elétrico, magnetização e medidas de calor específico. Além disso, os candidatos devem ter publicações nos temas relacionados ao projeto.

Os interessados devem enviar carta de apresentação, curriculum vitae atualizado e duas cartas de recomendação, todos em formato PDF, para o e-mail do professor Yakov Kopelevitch (kopel@ifi.unicamp.br), um dos pesquisadores principais do Projeto Temático.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2217.

A oportunidade está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais, que a partir de 1º de setembro passa a ser de R$ 7.373,10 com reajuste, e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

31/08/2018