Pós-Doutorado em Física de Íons Pesados na UNICAMP

Pós-doutorado em Física de íons pesados relativísticos com bolsa da FAPESP

18 de janeiro de 2019

Agência FAPESP – Duas vagas estão abertas no Projeto Temático “Física Hadrônica em Colisões Nucleares de Altas Energias”, conduzido no Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O projeto do qual participarão os selecionados será supervisionado pelos professores Jun Takahashi e David Dobrigkeit Chinellato. As inscrições devem ser feitas até dia 31 de janeiro de 2019.

O grupo do projeto se propõe a criar uma rede de colaboração de pesquisadores teóricos e experimentais com foco em estudos de fenomenologia ligados a resultados dos experimentos do Grande Colisor de Hádrons (LHC).

O objetivo principal não é apoiar linhas de pesquisas individuais, mas agregar os pesquisadores em tópicos de estudos comuns para desenvolverem trabalhos em colaboração, criando novas abordagens na área de Física Hadrônica e auxiliando no desenvolvimento de análises de Física dos grupos experimentais nas colaborações do LHC.

Os bolsistas desenvolverão estudos em Física de íons pesados relativísticos. As áreas de interesse são: hidrodinâmica relativística aplicada a colisões de núcleos pesados em altas energias, fenomenologia de colisões próton-próton e próton-núcleo, modelos hadrônicos e participação no experimento Alice. Uma das vagas é para candidato com foco em fenomenologia e a outra vaga é para candidato com foco em análise experimental junto à colaboração com o Alice.

Os candidatos deverão se candidatar pelo site Academic Jobs Online. Uma entrevista via acesso remoto será realizada com os possíveis candidatos antes da decisão final.

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2556.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades

FONTE DA NOTÍCIA: Agência FAPESP

31/01/2019