Pós-doutorado em pesquisa atmosférica no IFUSP

Pós-doutorado em pesquisa atmosférica com Bolsa da FAPESP

23 de março de 2018

Agência FAPESP – O Laboratório de Física Atmosférica do Instituto de Física da USP oferece uma oportunidade de pós-doutorado em espectrometria de massa de aerossóis, com Bolsa da FAPESP. A bolsa está vinculada ao Projeto Temático Ciclos de vida de aerossóis e nuvens na Amazônia: emissões biogênicas, de queimadas e impactos no ecossistema”, coordenado pelo professor Paulo Artaxo. O prazo de inscrição vai até 25 de março de 2018.

O bolsista selecionado participará de investigação sobre os efeitos de aerossóis no ecossistema amazônico, com uso de espectrometria de massa nas partículas atmosféricas. Serão utilizadas medidas obtidas na torre ATTO (com 325 metros, na Amazônia Central), em Chacaltaya (Bolívia) nos Andes, a 5.250 metros de altitude, e em barcos e aviões. O bolsista estudará o ciclo de aerossóis e de gases biogênicos e como esses influenciam o clima e o ecossistema amazônico.

O candidato deve ter título de doutor e conhecimento de medidas de aerossóis e gases traços. Desejável conhecimento de espectrometria de massa de aerossóis e de VOCs, com o uso de Aerosol Mass Spectrometry (AMS) e de Proton Transfer Reaction Mass Spectrometry (PTR-MS). Também será considerada como diferencial a experiência com medidas de propriedades físicas de aerossóis, como distribuição de tamanho, absorção e espalhamento de radiação, e de composição química de partículas de aerossóis.

Os candidatos devem enviar e-mail com o título “PD Fapesp LFA” para artaxo@if.usp.br, anexando em formato pdf o curriculum vitae, carta descrevendo a formação profissional e carta descrevendo a experiência com medidas de aerossóis e de gases traços.

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1957.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades

25/03/2018