Palestra do Programa "Ciência às 19 horas" - IFSC-USP

No IFSC/USP: “Como as florestas brasileiras foram construídas pelos índios: exemplos do sudoeste da Amazônia

Imagem: ilustração para divulgação. Arquivo: Assessoria de Comunicação do IFSC-USP

"Como as florestas brasileiras foram construídas pelos índios: exemplos do sudoeste da Amazônia" é o título da próxima palestra inserida no programa “Ciência às 19 Horas”, que ocorrerá no próximo dia 15 de maio, a partir das 19 horas, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), e que será apresentada pelo Prof. Eduardo Góes Neves, pesquisador do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP).

Esta palestra trará dados arqueológicos e históricos que mostram como o sudoeste da Amazônia vem sendo ocupado por povos indígenas há cerca de dez mil anos. Novos dados indicam que houve uma grande atividade humana, a tal ponto de tornar impossível separar as paisagens da história dos povos indígenas e de outros povos da floresta que lá viveram. Tais paisagens milenares estão atualmente ameaçadas pelo desmatamento descontrolado, que não apenas leva à perda da biodiversidade local, como, também, ameaça o patrimônio cultural da região.

As palestras do programa “Ciência às 19 Horas”, que ocorrem mensalmente no IFSC/USP, têm entrada gratuita e são abertas à comunidade, contando com transmissão ao vivo pela IPTV.

FONTE DA NOTÍCIA: Assessoria de Comunicação do IFSC-USP

15/05/2019