Periódicos em radiologia disponíveis em portal da CAPES

PORTAL DE PERIÓDICOS

Usuários têm acesso a título

especializado em Radiologia

Publicado: Quarta, 21 Junho 2017 14:15 | Última Atualização: Quarta, 21 Junho 2017 17:23

Estudantes e pesquisadores da área da saúde encontram no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) várias revistas científicas voltadas especificamente para as categorias de radiologia médica, medicina nuclear e diagnóstico por imagem. Entre os títulos, está o periódico Radiology, editado pela Radiological Society of North America (RSNA).

21062017 15319 1
    Usuários do Portal de Periódicos têm acesso ao Radiology (Foto: Google Imagens)

A história da Radiologia começou em 1895 com a descoberta experimental dos raios-x pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen. As aplicações médicas da descoberta revolucionaram a medicina, pois havia se tornado possível a visão do interior dos pacientes. Com o passar dos anos, o método evoluiu e assumiu uma abrangência universal na pesquisa diagnóstica do ser humano. As informações são da Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR).

Ainda de acordo com a SPR, a primeira radiografia realizada no Brasil foi em 1896. A primazia é disputada por alguns pesquisadores: Silva Ramos, de São Paulo; Francisco Pereira Neves, do Rio de Janeiro; Alfredo Brito, da Bahia; entre outros. Como a história não relata dia e mês, conclui-se que as diferenças cronológicas sejam muito pequenas.

21062017 radiol 2017 284 issue 1 cover
    Capa da edição de julho/2017 (Imagem: Portal de Periódicos)

Publicado regularmente desde 1923, o periódico Radiology tem sido reconhecido como referência para a pesquisa atual, clinicamente relevante e de alta qualidade no campo da radiologia. A cada mês, a revista científica publica aproximadamente 300 páginas de pesquisas originais revisadas por pares, revisões autorizadas, comentários balanceados sobre artigos significativos e pareceres especializados sobre novas técnicas e tecnologias.

A edição de julho de 2017 já está disponível em texto completo para usuários de instituições participantes do Portal de Periódicos. O volume 284 apresenta um relatório especial sobre Diretrizes de Acesso Livre para o Gerenciamento de Nódulos Pulmonares Incidentais Detectados em Imagens, além de artigos científicos que tratam de investigação de mama, cardíaca, gastrointestinal, urogenital, musculoesquelética, pediátrica, entre outros tópicos.

Acesse a edição completa por meio da opção Buscar periódico do Portal.

Portal de Periódicos
    Portal de Periódicos da CAPES é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 134 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

O Portal foi criado tendo em vista o déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, dentro da perspectiva de que seria demasiadamente caro atualizar esse acervo com a compra de periódicos impressos para cada uma das universidades do sistema superior de ensino federal. Foi desenvolvido ainda com o objetivo de reduzir os desnivelamentos regionais no acesso a essa informação no Brasil. Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. É também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta, cobrindo todo o território nacional.

Acesse o Portal de Periódicos da CAPES.

*Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição.

Fonte da notícia: CCS-CAPES (Com informações do Portal de Periódicos da CAPES).

31/07/2017