Pesquisa do IFUSP em destaque no portal da FAPESP

Da Agência FAPESP

"Magnetização quase instantânea da matéria pela luz"

25 de maio de 2018

Por José Tadeu Arantes

A produção de dispositivos destinados ao armazenamento ou à transmissão de informações é uma das aplicações tecnológicas mais usuais do magnetismo. Um estudo, experimental e teórico, desenvolvido no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), descobriu uma maneira ultrarrápida de magnetizar a matéria, com consumo mínimo de energia.

Trata-se de magnetização por meio da luz. Uma lâmpada de 50 watts situada a poucos centímetros de uma placa de seleneto de európio (EuSe) é capaz de magnetizá-la no intervalo de tempo de 50 picossegundos (50 trilionésimos de segundo). Artigo a respeito acaba de ser publicado na Physical Review Letters, no artigo Ultrafast light switching of ferromagnetism in EuSe.

A pesquisa, feita por André Bohomoletz Henriques, professor titular do IFUSP, e colaboradores tem apoio da FAPESP.

“Nosso objetivo foi encontrar novos mecanismos para alterar a imantação de materiais, em escala de tempo ultracurta, utilizando apenas a luz. A novidade da pesquisa foi viabilizar magnetizações muito grandes com quantidades muito pequenas de luz”, disse Henriques à Agência FAPESP.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

04/06/2018