Pesquisa sobre biofortificação com nanopartículas no JUSP

Planta de feijão biofortificada com nanopartículas contém mais ferro

Nos experimentos, folhas, caules e raízes absorveram nanopartículas de magnetita; há potencial para fortificar também os grãos

Por  - Editorias: Ciências Agrárias - Jornal da USP
Os experimentos com as plantas de feijão foram realizados na Universidad de Granma, em Cuba – Foto: Divulgação

Naturalmente rico em ferro, o feijão é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo. Mas, no futuro, ele poderá ser ainda mais enriquecido com o mineral. Em estudo recentemente publicado no Journal of Nanoparticle Research pesquisadores brasileiros e cubanos mostraram, através de técnicas magnéticas, que o uso de nanopartículas de magnetita (Fe3O4) provocou aumento da concentração do ferro em diferentes órgãos da planta: raiz, caule e folhas. Os experimentos foram coordenados pelo professor Renato de Figueiredo Jardim, do Instituto de Física (IF) da USP, e foram feitos com plantas de feijão comum (phaseolus vulgaris L.) “Nossos estudos indicaram que há potencial para a aplicação de técnicas magnéticas para a detecção de material magnético em plantas e para o enriquecimento até mesmo dos grãos em plantas de feijão, mas até chegarmos lá dependeremos de mais pesquisas e de outros protocolos científicos”, explica o professor do IF.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

13/02/2017