Portal para reunir ex-alunos e acompanhar trajetórias

MATÉRIA DA REVISTA PESQUISA FAPESP

"Laços restaurados"

Universidades usam plataformas para reunir ex-alunos e acompanhar sua trajetória no mercado de trabalho

RODRIGO DE OLIVEIRA ANDRADE | ED. 264 | FEVEREIRO 2018

A Universidade de São Paulo (USP) quer se aproximar de seus antigos estudantes e para isso vem investindo no portal Alumni USP (http://www.alumni.usp.br/), uma espécie de rede social em que ex-alunos de graduação e pós-graduação podem aprimorar sua rede de contatos acadêmicos e profissionais, reencontrar colegas e tomar conhecimento de oportunidades de trabalho e de pesquisa, entre outras possibilidades. O interesse da USP é usar a plataforma para se inteirar sobre a trajetória de ex-estudantes no mercado de trabalho e avaliar a eficiência de suas estratégias de formação.

A plataforma começou a ser testada em 2013. Em fins de 2016 passou a ser aberta para todos os ex-alunos de graduação e pós-graduação da universidade formados a partir dos anos 1970. Conta atualmente com cerca de 21 mil ex-alunos registrados, 7% dos 286.901 estudantes cadastrados que concluíram a graduação e a pós-graduação (mestrado e doutorado) na universidade nas últimas cinco décadas.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

26/02/2018