Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

Sex, 04 Nov 2016 16:54:00 -0200

CNPq lança 14° edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

Para esta edição, a premiação foi ajustada para permitir ao agraciado a opção por uma bolsa de Mestrado ou de Doutorado no país. Serão aceitas inscrições realizadas de 04 de novembro de 2016 até 10 de março de 2017.

Destinado aos bolsistas de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação Tecnológica (IT) do CNPq e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica começa a receber inscrições. O objetivo é estimular bolsistas de IC e IT cujos relatórios finais se destacam pela relevância e qualidade, e as instituições que contribuíram para alcançar os objetivos do programa.

As categorias "Bolsista de Iniciação Científica" e "Bolsista de Iniciação Tecnológica" são divididas pelas áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes.

Os vencedores receberão R$ 7 mil em dinheiro, bolsas de mestrado ou doutorado, passagens aéreas e hospedagem para participar na 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de 16 a 22 de julho de 2017.

Podem concorrer na categoria "Mérito Institucional", os participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que tenham bolsistas inscritos no Prêmio.

A instituição agraciada receberá um troféu, passagem aérea e hospedagem para permitir a participação do dirigente na 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

As coordenações do PIBIC e PIBITI das universidades e das instituições de pesquisa devem indicar, por e-mail, para concorrer à etapa nacional, até 06 bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq (03 por categoria, sendo 01 por cada grande área de conhecimento) que apresentaram os melhores relatórios, classificados ou premiados pelo comitê interno ou externo nas jornadas, salões ou seminários realizados nas instituições de ensino e pesquisa no 2º semestre de 2016.

O prazo limite para início da utilização da bolsa de mestrado ou doutorado será de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da data da cerimônia de entrega do Prêmio. As bolsas serão implementadas, caso os agraciados atendam aos critérios normativos do CNPq.

Podem participar bolsistas que desenvolveram projetos no período compreendido de 1º de agosto de 2015 a 31 de julho de 2016, independente da continuidade ou renovação da bolsa para o próximo período.

O resultado do prêmio será anunciado pelo CNPq até 19 de maio de 2017 no endereço www.destaqueict.cnpq.br. No site também é possível obter informações complementares e o formulário de indicação.

Fonte da notícia: Coordenação de Comunicação Social

10/03/2017