Prêmios TWAS 2019 - Indicações até 15.03.2018

Da Assessoria de Comunicação do Instituto de Física da USP:

No final do ano passado, a Academia Mundial de Ciências (TWAS - The World Academy of Sciences) anunciou os vencedores em nove áreas do conhecimento: Ciências Agrícolas, Biologia, Química, Ciências da Terra, Astronomia e Ciências Espaciais, Ciências da Engenharia, Matemática, Ciências Médicas, Física e Ciências Sociais.

Na área de Física, o Prof. Daniel Ugarte, do Departamento de Física Aplicada do IFGW, foi agraciado com o Prêmio TWAS 2018, devido a “seu trabalho pioneiro na caracterização de propriedades eletrônicas e estruturais de nanossistemas, incluindo contribuições seminais para o estudo de nanoestruturas de carbono e nanofios metálicos”. Veja, no link abaixo, a reportagem:

Os Prêmios TWAS:

Todos os anos, a Academia Mundial de Ciências concede nove prêmios de US$ 15.000 a cada um dos cientistas selecionados que trabalham e vivem em um país em desenvolvimento há pelo menos 10 anos.

Os prêmios TWAS são concedidos individualmente em reconhecimento a contribuição excepcional desses cientistas para o avanço do conhecimento científico e/ou para a aplicação da ciência e tecnologia ao desenvolvimento sustentável.

Natureza da premiação:

Todos os anos, a TWAS premia nove prêmios de USD15,000 cada um nos seguintes campos: ciências agrícolas; biologia; química; Terra, astronomia e ciências espaciais; ciências da engenharia; matemática; Ciências Médicas; física e ciências sociais.
Cada prêmio é acompanhado por uma medalha.
Os prêmios geralmente são apresentados em uma ocasião especial, muitas vezes coincidindo com a Assembléia Geral do TWAS.

Elegibilidade:

Os candidatos a um Prêmio TWAS devem ser cientistas que tenham trabalhado e vivem em um país em desenvolvimento há pelo menos dez anos imediatamente antes da sua indicação. Devem preencher pelo menos uma das seguintes qualificações:
Pesquisa científica de significado excepcional para o desenvolvimento do pensamento científico.
Excelente contribuição para a aplicação da ciência e da tecnologia ao desenvolvimento sustentável.
Os membros do TWAS e os candidatos para membros TWAS não são elegíveis para os Prêmios TWAS.
As autoindicações não serão consideradas.

Indicações:

A TWAS está recebendo indicações vindas de todos os seus membros, bem como de academias de ciência, conselhos nacionais de pesquisa, universidades e instituições científicas de países em desenvolvimento e desenvolvidos.
As indicações devem ser feitas através de formulário on-line no seguinte endereço: http://onlineforms.twas.org/apply/53

Deve ser indicada claramente a contribuição que o candidato fez para o desenvolvimento do campo específico da ciência para o qual o prêmio será concedido.
As indicações de mulheres cientistas de países com atrasos científicos são particularmente encorajadas.
Uma nova indicação de um candidato anteriormente recusado só será aceita se tiver elementos substancialmente novos para julgamento.

Seleção:

A seleção dos premiados é feita com base no mérito científico e nas recomendações dos comitês de seleção compostos por membros do TWAS. Os nomes dos vencedores serão anunciados no primeiro dia da 14ª Conferência Geral da TWAS e da 28ª Assembléia Geral a serem realizadas em novembro de 2018. Os vencedores serão convidados a receber seu prêmio e dar uma palestra no ano seguinte.

O prazo para enviar indicações é 15 de março de 2018.

Mais informações:

Para obter dicas rápidas, clique em:

Contato:

As perguntas devem ser dirigidas a:

Prémios TWAS
ICTP Campus, Strada Costiera 11