Prof. Carlos Henrique de Brito Cruz foi eleito Chair do GRC

Por: Eduardo Geraque e Karina Toledo  |  Agência FAPESP

Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, foi eleito chair do Governing Board do Global Research Council (GRC) – uma espécie de conselho diretor da instituição. Brito Cruz substituiu Vladislav Panchenko, presidente da Russian Foundation for Basic Research (RFBR), da Rússia. O mandato será de um ano.

Constituído em 2012, o GRC reúne os chefes das principais agências de financiamento à pesquisa do mundo, com o objetivo de promover e compartilhar dados e melhores práticas para a colaboração de alta qualidade entre seus participantes. A reunião anual de 2019 será encerrada nesta sexta-feira (03/05), em São Paulo.

“Brito se prontificou a sediar a reunião aqui em São Paulo. Ele já é membro do Governing Board há algum tempo e agora foi eleito como chair para o próximo ano. É uma honra que ele merece. Estamos animados com isso, pensamos que ele trará uma nova energia. Todos sabemos que ele tem várias boas ideias”, disse France Córdova, presidente da National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos.

“É uma decisão que reconhece a importância da FAPESP em termos mundiais. Nós temos parcerias com as mais importantes agências de fomento do mundo”, disse Brito Cruz.

Engenheiro eletrônico e físico, Brito Cruz é professor no Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde foi reitor de 2002 a 2005. Graduou-se em engenharia eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Obteve os títulos de mestre e de doutor no IFGW, onde leciona desde 1982. Atualmente, é professor titular no Departamento de Eletrônica Quântica.

Brito Cruz foi pesquisador visitante no Laboratório de Óptica Quântica da Universitá di Roma, no Laboratório de Pesquisa em Femtossegundo da Universitè Pierre et Marie Curie e pesquisador residente nos AT&T's Bell Laboratories em Holmdel, New Jersey.

Na Unicamp, foi diretor do IFGW de 1991 a 1994 e de 1998 a 2002, pró-reitor de Pesquisa de 1994 a 1998 e reitor de 2002 a 2005. Foi presidente da FAPESP de 1996 a 2002.

Brito Cruz é membro da Academia Brasileira de Ciências e é Fellow da American Association for the Advancement of Science. Recebeu a Ordre des Palmes Academiques da França, a Ordem do Mérito Científico do Brasil e a Ordem do Império Britânico (OBE) em 2015.

Segundo Euclides de Mesquita Neto, da coordenação adjunta para Programas Especiais e Colaborações em Pesquisa da FAPESP, “essa é uma posição de liderança dentro do Governing Board, que por sua vez já é composto por um conjunto de lideranças. São três membros eleitos de cada uma das cinco regiões do mundo, com base na sua capacidade de representação e de articulação", disse.

"É um reconhecimento bastante importante, tanto da figura do professor Brito como também do trabalho que a FAPESP tem feito”, afirma Mesquita Neto, que é membro do grupo de apoio executivo do GRC (Executive Support Group).

Mais informações sobre a 8ª Reunião Anual do Global Research Council: www.fapesp.br/eventos/grc.

10/05/2019