Programação CPC-USP para 17ª Semana de Museus

Casa de Dona Yayá tem programação especial

para 17ª Semana de Museus

O Centro de Preservação Cultural da USP participa da 17ª Semana de Museus com abertura de exposição sobre museus e acervos da USP, sarau musical-literário e visitação à Casa de Dona Yayá. Dias 17 e 18 de maio, das 9h às 17h, entrada gratuita.

A Semana de Museus é uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiros de Museus (Ibram), com participação de instituições de todo país.

Veja mais sobre a programação.

Foto: Acervo CPC.

EXPOSIÇÃO

Museus e Acervos da USP

Visitação: 18 e 19 de maio, das 9h às 17h.

Até 21 de fevereiro de 2020, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A exposição convida o público a conhecer, por meio de painéis fotográficos, os objetos, obras de arte, documentos de arquivo e materiais de apoio didático que formam os diversos acervos e coleções da USP.

Tem por objetivo a divulgação de museus, arquivos, bibliotecas, centros de memória e documentação, centros de divulgação cultural e científica da Universidade que atuam como disseminadoras do conhecimento e da cultura. A exposição Museus e Acervos da USP, que já esteve em cartaz no campus e agora vem para a Casa de Dona Yayá, é uma realização do CPC em parceria com a Reitoria e a Pró-Reitoria de Cultura Universitária da USP.

Foto: Eduardo Costa/ Acervo CPC.

VISITAÇÃO

Casa de Dona Yayá

Visitação: dias 18 e 19 de maio, das 9h às 17h.

Ou de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Situado no bairro da Bela Vista, sede do CPC-USP, o edifício conhecido como Casa de Dona Yayá constitui um documento material das transformações da cidade de São Paulo. Sendo um dos últimos remanescentes do antigo cinturão de chácaras que circundava a região central da cidade, assumiu importância histórica ainda maior ao ser convertido em local de clausura de sua proprietária mais ilustre, Sebastiana de Mello Freire, Dona Yayá, que por ser considerada mentalmente incapaz ali viveu reclusa entre 1919 e 1961. Com base nessa rica história material e imaterial, o imóvel foi tombado pelo Estado de São Paulo, em 1998, e pelo Município, em 2002.  O CPC-USP promove a divulgação e valorização desse bem cultural através de sua abertura ao público, incentivando reflexões a respeito da arquitetura, da história do bairro e da personagem Dona Yayá.

SARAU

Sons e Fúrias de 1968 – Tempos de Guerra Entre Nós

19 de maio de 2019, às 11h

O grupo Ô de Casa, coletivo que se dedica às manifestações artísticas da cultura popular brasileira, volta a Casa de Dona Yayá com o espetáculo Sons e Fúrias de 1968 – Tempos de Guerra Entre Nós. Em formato de sarau, serão apresentados poemas, textos em prosa e canções de compositores como Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil e Milton Nascimento, a fim de retratar a mobilização e as lutas que houveram na ditadura dos anos 1960 e 1970, articuladas ao Brasil atual. A inspiração para o espetáculo surgiu da coletânea “Nordeste do Brasil na II Guerra Mundial”, que reúne textos sobre a mudança dos costumes locais e as experiências nordestinas em vista do cenário da guerra. O livro é organizado pela Dra. Flávia de Sá Pereira, com apresentação do Prof. Dr. Marcos Silva, também integrante do grupo Ô de Casa.

SOBRE O CPC-USP

Centro de Preservação Cultural (CPC-USP) é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo que tem por missão promover ações e reflexões sobre a preservação do patrimônio cultural da Universidade, incluindo seus monumentos, acervos e memórias. Sediado no bairro da Bela Vista, na Casa de Dona Yayá, CPC-USP busca ainda estreitar os vínculos entre a universidade e a sociedade por meio de pesquisas, oficinas, cursos, palestras, simpósios, exposições, visitas monitoradas e apresentações artísticas.

Programação sujeita a alterações, sem aviso prévio.

Mais informações: cpcdivulga@usp.br

FONTE DA NOTÍCIA: