Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES

De acordo com Edital nº 19 do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES, a CPG divulga seu processo de seleção interna. A duração da bolsa deve ser de, no mínimo, 4 meses e de, no máximo, 12 meses. A CPG dispõe de uma cota de 12 meses e pode enviar 1 bolsista de 12 meses, 2 bolsistas de 6 meses ou 3 bolsistas de 4 meses. Existe a possibilidade de que a cota seja expandida, mas isso não está garantido. A CPG gostaria de enviar o maior número de estudantes, mas com projetos que representem avanços significativos à área no tempo disponível. O início dos estudos no exterior deve ser de março a outubro de 2017, sendo que a vigência deve começar no primeiro dia do mês e terminar no último dia do mês.

A CPG relembra que o candidato não pode ter sido contemplado com bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior neste ou em outro curso de doutorado realizado anteriormente. Também é obrigatório ter obtido aprovação no exame de qualificação ou estar regularmente matriculado e ter cursado, no mínimo, 12 meses do programa, no momento da inscrição.

Documentação necessária para realizar inscrições até 26 de agosto de 2016, sexta-feira, às 11h30 (impressa e pdf para cpgif@if.usp.br):

1. Currículo Lattes atualizado;
  2. Carta do(a) orientador(a) brasileiro(a), devidamente assinada e em papel timbrado da instituição de origem, justificando a necessidade do estágio e demonstrando interação técnico-científica com o coorientador no exterior para o desenvolvimento das atividades propostas. A carta do orientador brasileiro deve informar o prazo regulamentar do aluno para defesa da tese, bem como a compatibilidade dos créditos já obtidos no doutorado com a perspectiva de conclusão em tempo hábil, após a realização do estágio no exterior;
  3. Carta do coorientador no exterior, devidamente assinada e em papel timbrado da instituição, aprovando o plano de pesquisa e informando o mês/ano de início e término do estágio no exterior, de forma a se compatibilizar com o prazo definido pela IES brasileira. O coorientador no Exterior deve ser doutor e pesquisador com produção acadêmica consolidada e relevante para o desenvolvimento da tese do doutorando e deve pertencer a uma instituição de ensino ou pesquisa no exterior, pública ou privada, de relevância para o estudo pretendido;
  4. Teste de proficiência ou declaração do coorientador no exterior afirmando que o nível de proficiência em língua estrangeira que o aluno possui é adequado para desenvolver as atividades previstas;
  5. Currículo resumido do coorientador no exterior, o qual deve ter produção científica e/ou tecnológica compatível e a titulação mínima de doutorado;
  6. Cópia digitalizada de documento de identificação;
  7. Plano de estudos, em português, com, no máximo, 15 páginas, com cronograma do plano de atividades, incluindo a infraestrutura experimental ou laboratorial específica. Deve seguir as normas da ABNT e conter, obrigatoriamente, os itens abaixo:
    1. título;
    2. introdução e justificativa, apresentando a atualidade e relevância do tema;
    3. objetivos, com definição e delimitação clara do objeto de estudo;
    4. metodologia a ser empregada;
    5. cronograma das atividades;
    6. referências bibliográficas;
    7. a contribuição do plano de estudos para a promoção do ensino, formação e aprendizagem;
    8. o potencial para o aumento da rede de pesquisa e educação, com novas técnicas e parcerias, além de ampla divulgação dos resultados;
    9. a relevância para o desenvolvimento econômico e de bem-estar social do Brasil no médio e longo prazos, quando o caso;
    10. se o plano de estudos prevê/atende às normativas éticas nacionais e internacionais, quando relevante.
  8. Envio de e-mail do orientador para cpgif@if.usp.br para sugerir três docentes doutores externos a este Programa de Pós-Graduação que possam ser possíveis avaliadores da proposta (por favor, enviar nome completo do possível avaliador, instituição ao qual é vinculado, Programa de Pós-Graduação em que é credenciado, telefones e e-mails de contato).

Todas as informações solicitadas nos documentos devem estar completas para que não haja atraso no processo. Clique aqui para ter acesso a um modelo de plano de estudos.

Para consultar o edital da CAPES, acesse: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/programa-de-doutorado-....

26/08/2016