Programa Hochschulwinterkurs do DAAD - Inscrições até 15.08

O programa Hochschulwinterkurs, do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), recebe até 15 de agosto inscrições de estudantes brasileiros de graduação, mestrado ou doutorado para a edição de 2018. Com duração de quatro a seis semanas, o programa oferece cursos de alemão e sobre a cultura do país em parceria com diferentes universidades na Alemanha. O início das aulas está previsto para janeiro, com término em meados de fevereiro.

Os estudantes contemplados irão receber uma bolsa de 1.725 euros, além de 1.550 euros de auxílio para a passagem aérea e seguro-saúde. Com o valor total, o bolsista deve arcar com os custos do alojamento, alimentação e taxas dos cursos. Ainda assim, o estudante deverá levar de 500 a 800 euros adicionais, dependendo do curso e da cidade.

Para se inscrever, o candidato precisa estar matriculado em uma instituição de ensino superior no Brasil e não poderá estar formado antes de março de 2018. Para os alunos de graduação, é exigido pelo menos a conclusão do quarto semestre até dezembro. É necessário também rendimento acadêmico médio ou igual a 8,0 e conhecimento da língua alemã, com nível mínimo B1.

O programa é promovido em cooperação com as seguintes universidades alemãs: Institut für Internationale Kommunikation e. V. (Düsseldorf); Institut für Internationale Kommunikation e. V. (Berlin); Universität Duisburg-Essen – Fakultät für Geisteswissenschaften (Duisburg-Essen); Albert-Ludwigs-Universität Freiburg – SprachLehrInstitut (Freiburg); Institut für Sprachen (Kassel); Universität zu Köln – Akademisches Auslandsamt, Lehrbereich DaF (Köln) e interDaF e. V. am Herder-Institut der Universität Leipzig (Leipzig).

As inscrições poderão ser feitas no portal do DAAD e devem conter, além do formulário online, curriculum vitae e carta de motivação em alemão, comprovante de matrícula regular numa instituição de ensino superior brasileira, histórico escolar da graduação e do curso de pós-graduação (se o candidato estiver cursando) com uma explicação sobre o sistema de cálculo da média, certificado de conhecimento de alemão obtido há, no máximo, um ano.

Mais informações:

Fonte: DWIH-SP - Centro Alemão de Ciência e Inovação - São Paulo