Programa Novos Docentes, Novas Parcerias Internacionais

MATÉRIA DO JORNAL DA USP

Novos docentes receberão auxílio para realizar missões internacionais

Programa Novos Docentes, Novas Parcerias Internacionais concederá 50 auxílios para professores contratados a partir de 2014

Estão abertas, até o dia 22 de outubro, as inscrições para o Programa Novos Docentes, Novas Parcerias Internacionais, desenvolvido pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani).

O programa concederá 50 auxílios para professores da Universidade contratados a partir de 2014 para a realização de missões internacionais de exploração ou consolidação de cooperações acadêmicas com grupos de pesquisa de instituições estrangeiras, prioritariamente asiáticas.

O valor do auxílio será de R$ 9.610,50 e a viagem, com duração mínima de quatro dias no destino, deverá ser feita no período de 1º/12/2018 a 31/7/2019.

“É importante para os novos docentes estabelecerem novas conexões, já que são profissionais que terão longa trajetória de trabalho na Universidade, ao mesmo tempo em que há a possibilidade de incrementar e consolidar parcerias já existentes”, explica o presidente da Aucani, Raul Machado Neto.

Segundo ele, a preferência por instituições asiáticas se dá pelo fato de essa ser uma “região pujante com a qual a USP tem envidado esforços acadêmicos significativos”. Machado alerta, no entanto, que o edital não exclui a participação de universidades de outros países.

As inscrições podem ser feitas on-line no sistema Mundus. Para se inscrever, o docente deve apresentar um plano de atividades, com a demonstração da relevância da parceria internacional. A Aucani convocará uma banca que realizará a seleção das propostas. O resultado será divulgado no dia 30 de outubro.

22/10/2018