Programa Probal recebe inscrições até 18 de junho

O programa Probal recebe até 18 de junho propostas de projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em conjunto por grupos brasileiros e alemães ligados a instituições de ensino superior. A iniciativa para promover a mobilidade de professores e de estudantes de doutorado e pós-doutorado é uma parceria entre Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico).

Serão aceitas inscrições para financiar manutenção do projeto, missões de trabalho e bolsas de estudo. As propostas podem ser de qualquer área do conhecimento, e até 30 projetos conjuntos de pesquisa serão selecionados.

No caso das missões de trabalho e pedido de recursos de manutenção do projeto, cada projeto poderá ter um custo máximo de R$ 200 mil, com vigência de até quatro anos. As bolsas de estudo não são contabilizadas nesses limites de custeio já que o pagamento será feito diretamente aos bolsistas. Toda a responsabilidade do repasse dos recursos será da Capes, incluindo bolsas de estudos e pesquisa, auxílios e verba de custeio somente para a equipe brasileira do projeto. Para estudantes de doutorado, a bolsa terá valor mensal de 1300 euros, para os pós-doutores, 2100 euros.

O projeto deve ser coordenado por pesquisador brasileiro ou estrangeiro com visto de residência permanente no Brasil. As propostas devem ter caráter inovador, considerar o desenvolvimento da área no contexto nacional e internacional, e explicitar as vantagens da parceria.

As propostas de projetos conjuntos deverão ser apresentadas simultaneamente no Brasil, junto à Capes, e na Alemanha, junto ao DAAD.

As inscrições podem ser feitas somente pela internet pelo link http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/alemanha/probral

Fonte da notícia: DWIH-SP - Centro Alemão de Ciência e Inovação em São Paulo
18/06/2018