Programa WiRe voltado para mulheres cientistas

Programa WiRe voltado para mulheres cientistas abre inscrições

Mulheres pesquisadoras de todo o mundo podem se candidatar para o programa Women in Research (WiRe), iniciativa criada pela Universidade de Münster (WWU), na Alemanha, para incentivar a permanência de pós-doutoras e professoras no universo acadêmico. O WiRe é parte da campanha "Research in Germany", financiada pela Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG).

A primeira chamada se estende até 15 de maio e é direcionada a pesquisadoras das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Mulheres que atuam em outras áreas do conhecimento podem se inscrever na segunda chamada, que tem duas datas: um prazo que se encerra em 15 de junho e outro, em 30 de setembro.

Além de uma trajetória acadêmica de excelência, as candidatas devem envolver um professor da WWU no projeto, que precisa também considerar a divulgação da experiência que será adquirida na universidade alemã. A proposta de pesquisa precisa ser executada entre 1 e 6 meses e gerar um resultado apresentável nesse período.

As vencedoras poderão viajar com toda a família para a Alemanha, irão receber uma bolsa de 2 mil euros mensais, e ajuda de custo de 500 euros para as que tiverem filhos. Além disso, o WiRe oferece oportunidade para desenvolvimento de carreira, workshops e mentoria.

As interessadas devem preencher um formulário online, enviar uma carta de recomendação do pesquisador(a) parceiro(a) na WWU e um currículo incluindo uma lista de publicações.

Mais informações estão disponíveis em inglês no site: www.uni-muenster.de

FONTE DA NOTÍCIA:

DWIH-SP