Projeto Arte & Ciência é destaque no JUSP

MATÉRIA DO JORNAL DA USP

Projeto Arte e Ciência coloca autonomia

do aluno em foco

Experimentos e atividades em parques e escolas estimulam aprendizado de ciências no ensino básico

Por  - Editorias: Extensão

As crianças observam o princípio físico de cada instrumento na prática – Foto: Arquivo Pessoal

Um suporte de madeira, uma fonte de laser, uma seringa plástica descartável e amostras de água contendo microrganismos: isso é o que basta para colocar em funcionamento o chamado projetor de gota, que permite observar em uma tela, aumentado em até mil vezes, o que está contido em uma gota d’água. Para além das imagens do mundo microscópico, que encantam e impressionam, a atividade pode ajudar professores a apresentar conceitos da física e da biologia de um jeito mais descontraído e interdisciplinar.

Esse é apenas um dos experimentos realizados pelo projeto Arte e Ciência no Parque, que surgiu com os objetivo de disseminar conhecimentos científicos entre o público leigo e despertar o interesse de jovens para a ciência. Por isso, desde o começo, o professor responsável Mikiya Muramatsu sabia que “não poderia ser dentro da academia, tinha que ser em um espaço aberto para o público”. Assim, começaram os eventos em parques municipais de São Paulo, com exposições, oficinas, entre outras atividades, que acabaram extrapolando os parques e chegando até as escolas.

Leia a matéria completa no link abaixo:

31/03/2017