Projeto internacional conta com pesquisadores do IFUSP

MATÉRIA DO JORNAL DA USP

Editoria - Ciências Exatas e da Terra - 20/10/2017

Projeto internacional que mede raios cósmicos conta com físicos da USP

Cientistas do Instituto de Física (IF) integram projeto que mede a energia dos raios cósmicos vindos da atmosfera

Por Redação - Editorias: Ciências Exatas e da Terra

o Observatório Pierre Auger, na Argentina, cientistas constataram recentemente que os raios cósmicos podem ter sua origem fora da Via Láctea. Estes raios possuem energias cerca de 1 milhão de vezes maiores que os prótons acelerados no Large Hadron Collider (LHC) – o grande colisor de partículas localizado na fronteira franco-suíça. Tais evidências foram recentemente publicadas em um artigo na revista Science, veiculado no dia 22 de setembro.

O Observatório Pierre Auger, também denominado “Colaboração Pierre Auger”, está localizado no sopé dos Andes, em Mendoza, no oeste da Argentina. A estrutura é formada por um “parque aquático” de aproximadamente 3 mil quilômetros quadrados (km2) e possui 1.600 tanques que comportam 12 toneladas de água pura, cada um. “Sua principal função é detectar chuvas de partículas subatômicas de alta energia”, descreve o professor Edivaldo Moura Santos, do Instituto de Física (IF) da USP. Ele e a professora Ivone Freire da Mota e Albuquerque, também do IF, integram o time de cientistas que trabalham no Pierre Auger. “São mais de 400 cientistas do mundo todo”, conta o docente.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

31/10/2017