Prorrogação de prazo para Cátedras Franco-Brasileiras

Cátedras Franco-Brasileiras têm prazo de inscrição prorrogado

23 de novembro de 2017

Agência FAPESP – A USP, a Unicamp e a Unesp, em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo/Instituto Francês do Brasil (IFB), lançam, pelo sétimo ano consecutivo, uma chamada a propostas no marco do programa de Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo. O prazo para envio de propostas foi prorrogado até dia 4 de dezembro de 2017.

Destinadas a professores ou pesquisadores de instituições francesas de pesquisa e ensino superior, públicas ou privadas, essas cátedras têm como objetivo apoiar novas colaborações e projetos sobre temas emergentes, bem como fortalecer o desenvolvimento de cooperações de excelência preexistentes.

Codirigido com um professor anfitrião brasileiro, o programa é uma oportunidade para desenvolver e estruturar colaborações entre instituições francesas e as universidades do Estado de São Paulo por meio de atividades de pesquisa, de ensino e de divulgação científica.

Os projetos deverão ser enviados aos responsáveis das relações internacionais da universidade paulista e ao Consulado Geral da França em São Paulo. Para a USP, ao professor Raul Machado Neto (aucani@usp.br). Para a Unicamp, ao professor Mariano Laplane por meio de e-mail enviado aos cuidados de Clara Orzechowski (clarinha@reitoria.unicamp.br). Para a Unesp, ao professor José Celso Freire Junior (arex@reitoria.unesp.br). E para o IFB, a Gérard Perrier, aos cuidados de Aurianne Megdoud (aurianne.megdoud@diplomatie.gouv.fr).

O Comitê de seleção informará os resultados aos candidatos até 15 de dezembro de 2017.

Mais informações sobre as inscrições, o programa e a oportunidade no edital, disponível no site do Consulado

04/12/2017