Prorrogadas as inscrições para o Vem pra USP (até 24.09)

Alunos podem se inscrever no Vem pra USP! até 24 de setembro

As inscrições para a Competição USP de Conhecimentos (CUCo) foram prorrogadas até às 23h59 do dia 24 de setembro. Qualquer estudante do ensino médio da rede estadual de São Paulo pode participar. A prova da primeira fase será entre os dias 25 e 29 de setembro.

A competição garante alguns benefícios. Os alunos premiados que estejam cursando o 3º ano do ensino médio e tenham interesse em realizar o vestibular Fuvest 2018 estarão isentos da taxa de inscrição e automaticamente inscritos. A Fuvest é a organizadora de um dos processos de seleção para estudar na USP.

Os estudantes do 1º, 2º e 3º ano de cada escola participante que conseguirem o melhor desempenho serão premiados com certificados da USP e visitas a laboratórios de pesquisa da Universidade. Os participantes ainda terão à disposição videoaulas de matemática ministradas especialmente pelos professores do cursinho da Poli USP.

A ação faz parte do programa Vem pra USP!, uma parceria da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Universidade de São Paulo.

Inscrição

Para participar, é preciso se inscrever no site http://vemprausp.org.br informando o número do CPF e do RG, além de preencher o formulário on-line. Durante a semana de 25 a 29 de setembro, o aluno terá que acessar o mesmo site da inscrição para realizar a prova on-line.

Nessa fase, são 18 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais em ciências e matemática. O conteúdo dos testes é escolhido de acordo com o ano do ensino médio no qual o estudante está matriculado.

Os candidatos com o melhor desempenho, totalizando até 30% do total de inscritos, avançam para a segunda fase, que será presencial nas unidades do programa Escola da Família. As informações sobre a origem escolar dos candidatos serão verificadas pela Secretaria da Educação.

Os convocados e os locais do exame podem ser conferidos no site http://vemprausp.org.br, no dia 6 de outubro.

Na segunda fase da prova, são 45 questões de múltipla escolha: 15 de português, 15 de matemática, 10 de ciências e 5 de atualidades. O conteúdo é de acordo com o ano no qual o aluno está matriculado. A prova ocorrerá no dia 22 de outubro, das 13 às 16 horas.

O estudante poderá acessar o site do Vem pra USP! para saber o seu desempenho, também será divulgada uma lista com os melhores resultados.

As perguntas da primeira e segunda fase da CUCo são baseadas no currículo do ensino médio definido pela Secretaria da Educação do Estado de Sao Paulo.

A competição está sendo organizada pela Fuvest, responsável pelo vestibular da USP. Todo processo da CUCo foi baseado na metodologia aplicada pela Fuvest no vestibular da Universidade: o site, o formato da inscrição, a divisão das provas em duas fases, as regras da competição.

Datas importantes

Inscrições: 23 de agosto (10h) a 24 de setembro (23h59)
1ª fase - prova on-line: 25 (10h) a 29 de setembro
Divulgação aprovados 2ª fase: 6 de outubro