Rádio USP destaca pesquisa publicada na PRL

MATÉRIA DO JORNAL E DA RÁDIO USP

Físicos explicam sistema que reduz gasto

de energia em eletrônicos

Professor Luis Gregório Dias, do Instituto de Física da USP, participou do estudo

Físicos brasileiros descobriram como diminuir o gasto de bateria em dispositivos eletrônicos após três anos de pesquisa. Eles conseguiram explicar como um transistor controla a passagem de um único elétron no circuito ao invés de vários. Assim, diminui-se as tensões e correntes envolvidas no sistema, reduzindo a dissipação de energia.

A explicação é do professor do Instituto de Física da USP Luis Gregório Dias, que participou do estudo. Ele afirma que o trabalho começou em abril de 2014, no Instituto Federal de Tecnologia da Suíça (ETH-Zurich), onde cientistas fizeram um circuito 100 vezes menor do que a espessura de um fio de cabelo, mas não conseguiram descobrir a teoria que se aplicava para fazer o mecanismo funcionar. Dessa forma, os pesquisadores brasileiros tiveram acesso aos dados e desvendaram os obstáculos.

Dias aponta que aumentar a duração da carga dos aparelhos é um dos grandes desafios das indústrias de tecnologia. No entanto, os resultados obtidos são frutos de um trabalho teórico e ainda não foram usados comercialmente.

O professor afirma que a descoberta é uma solução que as empresas de semicondutores têm procurado desvendar nas últimas décadas. O estudo foi publicado na revista de alto impacto Physical Review Letters (PRL) e, neste artigo, ele narra os erros e acertos cometidos até alcançar os resultados.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.

18/12/2017