Reminiscências de Ernst Wolfgang Hamburger

Moysés Nussenzveig é Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Por  - Editorias: Artigos

Ernesto (como eu sempre o chamava) e eu nos conhecemos em 1948, como colegas da 1ª série no então denominado “curso científico” do Colégio Estadual Presidente Roosevelt. Logo nos tornamos melhores amigos.

Estudávamos juntos, muitas vezes em sua casa da rua Groenlândia. Havia no colégio uma sala que vivia trancada. Um dia conseguimos a chave e ao entrar nos deparamos com muitos armários envidraçados, com prateleiras onde se encontravam numerosos aparelhos, desde pequeno até grande porte, sem qualquer rótulo ou explicação de para que serviam. Era óbvio que não tinham sido usados desde havia muito tempo.

Tratava-se, como soubemos depois, de uma coleção de instrumentos para demonstrações em aulas de laboratório de física, que havia sido adquirida na Europa na época em que existira o ‘pré-universitário’, um curso preparatório para o vestibular.

Conseguimos decifrar para que servia cada um deles, com a ajuda do “Traité de Physique” de Adolphe Ganot e Charles Maneuvrier, edição da Hachette datada do princípio do século 20, com muitas gravuras em estilo Gustave Doré. A coleção era muito completa, incluindo desde um pêndulo reversível até ampolas de Crookes para produzir raios catódicos e observar sua deflexão por campos magnéticos. Havia uma bobina de Ruhmkorff para produzir alta tensão alternada e até mesmo um excitador e detector para reproduzir experimentos de Hertz.

Colocamos todos em funcionamento e fizemos demonstrações para nossos colegas de classe. Aprendemos muito de física e nos divertimos à beça com essa aventura. É possível que tenha influenciado Ernesto para criar anos depois no IFUSP o laboratório de demonstrações que hoje leva seu nome.

O artigo completo pode ser lido no link abaixo:

06/08/2018