Resultado da 1ª chamada pública do Instituto Serrapilheira

Da Assessoria de Comunicação do Instituto de Física da USP:

O Instituto Serrapilheira divulgou na data de hoje (21.12.2017), o resultado da seleção de sua 1ª Chamada Pública. Escolheu 65 projetos do universo de 1.955 propostas recebidas. Segundo o comunicado, que consta do arquivo anexo, participaram da chamada pesquisadores de 331 instituições diferentes, espalhadas por 26 unidades federativas do país.

Predominaram projetos de pesquisa em ciências da vida (60%), seguidos por engenharias (13%), química (9%), ciências da terra (6%), ciência da computação (5%), física (5%) e matemática (2%).

A chamada previa que os pesquisadores classificassem seus projetos segundo sete grandes temas propostos pelo Instituto. Dos 65 projetos selecionados, prevaleceram, pela ordem, pesquisas relativas a informação, tempo, energia, identidade, matéria, forma e espaço.

Dois ex-alunos do Instituto de Física da USP tiveram projetos selecionados nesta etapa do processo de seleção:

Narcizo Marques de Souza Neto, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).
Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (2001), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2007). É pesquisador no Laboratorio Nacional de Luz Sincrotron em Campinas. Pesquisas recentes se baseiam no estudo de materiais magnéticos, supercondutores, semicondutores e duros, além da competição entre estrutura e magnetismo usando técnicas de síncrotron. Em 2015 recebeu o prestigioso prêmio Dale Sayers Award da sociedade internacional de XAFS por contribuições para experimentos de XAS em condições extremas. Essa foi a primeira vez que esse prêmio foi concedido a um cientista da América Latina. (Fonte: Currículo Lattes).

Tiago Pereira da Silva, professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP).
Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Matemática Aplicada pela Potsdam Universitaet (2007). Fez posdoutoramento na Humboldt Universitaet em Berlin e foi Leverhulme and Marie-Curie fellow no instituto de Matemática do Imperial College London. Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: sincronização, redes complexas, matrizes aleatórias e teoria ergódica. (Fonte: Currículo Lattes).
31/12/2017