Resultado da chamada CNPq/TWAS 2017

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) acaba de divulgar o resultado da Chamada 03/17 que selecionou jovens pesquisadores de doutorado e pós-doutorado provenientes de países em desenvolvimento para realizar parte de sua formação em instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

Fruto de um acordo entre o CNPq e a Academia Mundial de Ciências (TWAS), em 2004, esta é uma ação de atração de jovens pesquisadores estrangeiros para atuar em programas de pós-graduação no Brasil, colaborando para ampliar o grau de internacionalização das universidades brasileiras e aumentando as redes de colaboração dos grupos de pesquisa brasileiros.

Foram selecionados 20 bolsistas de Doutorado Pleno e 10 de  Pós-Doutorado. O CNPq é responsável pelo pagamento das mensalidades no país, Taxa de bancada e Auxílio-Deslocamento, enquanto a TWAS se responsabiliza pelas despesas com visto até o valor de US$ 250. Esta Chamada foi orçada em R$ 3.030.240,00, com implementação das bolsas em 2018, e orçamento para Auxílio-deslocamento estimado em, no máximo, US$ 151,260.00.

A TWAS, fundada em 1983, sob a liderança do vencedor do Nobel de física, o paquistanês Abdus Salam, aliada a um grupo de cientistas e pesquisadores determinados a fomentar a pesquisa científica nos países em desenvolvimento, também é apresentada como sendo um dos programas da UNESCO e, ainda, uma organização internacional e intergovernamental. Seu principal objetivo é promover a capacitação e excelência para o desenvolvimento sustentável nos países do hemisfério sul. A sede está localizada no Centro Internacional de Física Teórica Abdus Salam (em inglês, ICTP), em Trieste, na Itália.

Nestes 12 anos de existência, 339 bolsistas, de 31 países diferentes, já passaram pelo Programa. Até o momento, foram concedidas 200 bolsas de doutorado, 86 de pós-doutorado e 53 de doutorado sanduíche. O continente que concentra a maior participação é o asiático, sobretudo devido à presença constante e maciça de candidatos oriundos do Paquistão, país de Abdus Salam. A África é a segunda região, vindo logo atrás a América Latina.

Os resultados estão disponíveis na página da Chamada no Portal do CNPq

Fonte da notícia: