Resultado final da etapa brasileira do FameLab

Competição estimula cientistas a divulgar

conceitos científicos

09 de maio de 2017

Maria Fernanda Ziegler, do Rio de Janeiro  |  Agência FAPESP – Nada de explanações complicadas, cheias de termos técnicos e fora de contexto. Foi simulando uma conversa de bar, daquelas que fazem rir, instigam a curiosidade para saber o final e até mesmo obrigam a que se tome partido, que Felipe Costa, aluno de pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), filiado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (Fapema), venceu o FameLab Brasil 2017, a competição de comunicação científica realizada no dia 5 de maio no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro.

Foi a segunda edição da competição de comunicação científica no Brasil, uma parceria do British Council com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), a FAPESP e o Museu do Amanhã.

O tema da conversa de Costa, no entanto, foi bem inusitado: o geopolímero feito a partir das cinzas das termelétricas como alternativa sustentável ao cimento. De acordo com o pesquisador, é um material muito similar ao cimento e ao concreto (depois de misturado a areia, pedra e água), podendo atingir resistências ainda maiores e resolvendo uma questão ambiental importante e que todos estão a par.

“Sabias que para construir o Museu do Amanhã foram necessárias duas toneladas de cimento? Sabias que depois da água o material mais consumido pelo ser humano é o concreto? E que para produzir uma tonelada de cimento são emitidos 800 quilos de CO2 na atmosfera, o equivalente a 3 mil ônibus rodando?”, perguntou à plateia. Para em seguida explicar sobre o geopolímero que pode ser uma alternativa ao cimento.

Costa vai representar o Brasil no FameLab International que ocorre em junho na Inglaterra, durante um dos mais prestigiados eventos científicos do mundo, o Festival de Ciência de Cheltenham. A disputa contará com a participação de 30 concorrentes, ganhadores das etapas da competição em diversos países.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

16/05/2017