Revista FAPESP destaca participação feminina na ciência

MATÉRIA PRODUZIDA PELA REVISTA PESQUISA FAPESP

Por:

GÊNERO

Mulheres visíveis

Iniciativas combatem vieses que dificultam o reconhecimento público de pesquisadoras e de suas contribuições à ciência

A canadense Donna Strickland, da Universidade de Waterloo, tornou-se em outubro a primeira mulher em 55 anos a ganhar o Nobel de Física, partilhado com dois pesquisadores pelo desenvolvimento de uma estratégia que permitiu criar fontes de laser mais intensas e de pulsos muito mais curtos. Curiosamente, o reconhecimento pela sua contribuição foi mais simples de obter entre os jurados do Nobel do que na enciclopédia virtual Wikipedia, que, até a premiação, não mantinha um perfil da física entre seus 5,8 milhões de páginas em inglês. Em março de 2018, sete meses antes do anúncio do prêmio, houve uma tentativa frustrada de criar um perfil da pesquisadora na enciclopédia, mas seus editores deletaram o rascunho feito por um internauta não identificado, por avaliarem que as referências sobre Strickland não a qualificavam para ter uma página – sua biografia no site da Optical Society foi considerada insuficiente. Um perfil da pesquisadora na Wikipedia foi construído rapidamente no dia 6 de outubro e resgatou referências até mesmo de um paper que ela escreveu em 1988.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

28/02/2019