Revista FAPESP destaca pesquisa de ex-aluno do IFUSP

MATÉRIA DA REVISTA PESQUISA FAPESP

FÍSICA

"Turbulência criativa"

Estimular flutuações aleatórias pode aumentar a produção de energia em reatores de fusão nuclear

Sistemas turbulentos, com flutuações aleatórias, podem ser imprevisíveis, dificultando a formulação de modelos explicativos sobre fenômenos naturais. Mas o estímulo, até certa medida, à presença de turbulência pode ser positivo no interior dos tokamaks, reatores experimentais de fusão nuclear onde dois núcleos de diferentes isótopos do átomo de hidrogênio se unem, formam um núcleo do átomo de hélio e liberam energia. Essa ideia, aparentemente paradoxal, foi proposta pelo físico brasileiro Vinícius Njaim Duarte, que faz estágio de pós-doutorado na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, para atenuar a perda de energia nesses reatores de plasma superaquecido provocada por um fenômeno conhecido como chirping ou gorjeio. A abordagem foi inicialmente proposta como teoria, seu emprego foi simulado em computador e posteriormente testado, com sucesso, em três tokamaks. “Quanto maior a turbulência, menores as chances de aparecimento do chirping”, explica Duarte, que relatou os experimentos em artigo publicado em dezembro do ano passado na revista Physics of Plasmas, do Instituto Americano de Física.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

11/06/2018