Revista FAPESP destaca pesquisa sobre levitação acústica

Som faz esfera de isopor flutuar

Revista Pesquisa FAPESP

ED. 248 | OUTUBRO 2016

APPLIED PHYSICS LETTERS

Frequência de 25 quilohertz levita bolinha com 5 cm de diâmetro

A levitação acústica, provocada por ondas sonoras, ganhou um aprimoramento. Três emissores de ultrassom dispostos na forma de um tripé, e trabalhando na frequência de 25 quilohertz (kHz), fizeram flutuar uma esfera de isopor de 5 centímetros de diâmetro (Applied Physics Letters, julho). “Conseguimos demonstrar que é possível utilizar ondas sonoras para levitar objetos bem maiores do que se acreditava”, afirma o físico Marco Aurélio Brizzotti Andrade, da Universidade de São Paulo (USP), autor do estudo (ver edição 228). Segundo Andrade, a levitação acústica com o emprego de ondas de ultrassom tinha conseguido fazer flutuar até agora corpos de no máximo 4 milímetros. O trabalho contou com a participação da professora Anne Bernassau, da Universidade Heriot-Watt, da Escócia. Entre as possíveis aplicações da nova abordagem dessa técnica aventadas pelos autores do trabalho estão a realização de reações químicas sem contato, o transporte e a manipulação de substâncias corrosivas e a manipulação de substâncias líquidas sem que exista contato com superfícies, além da produção de novos tipos de medicamentos.

Fonte: Revista Pesquisa FAPESP - Ed. 248/Outubro de 2016

30/11/2016