Acesso Rápido: Docentes | Alunos | Funcionários | Visitantes

Revista Pesquisa FAPESP destaca os Nobelistas de Física

MATÉRIA PUBLICADA NA REVISTA PESQUISA FAPESP

NOBEL DE FÍSICA

Nobel de Física vai para criadores de ferramentas de luz

 

O norte-americano Arthur Ashkin recebeu o prêmio por desenvolver pinças ópticas e o francês Gérard Mourou e a canadense Donna Strickland por avanços que levaram ao laser de pulsos mais rápidos e intensos

Por: Ricardo Zorzetto - Edição Online - publicado em 03.10.2018

O prêmio Nobel de Física de 2018, anunciado pela Real Academia de Ciências da Suécia na terça-feira (2/10), reconheceu o trabalho de três pesquisadores que ampliaram a possibilidade de uso do laser para investigações de fenômenos na escala das células e das partículas atômicas. As técnicas desenvolvidas têm também aplicações na medicina, como a realização de cirurgias e tratamentos contra o câncer.

O físico norte-americano Arthur Ashkin, que aos 96 anos é o mais idoso ganhador de um Nobel, receberá 4,5 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 500 mil) correspondentes à metade do prêmio. Trabalhando nos Laboratórios Bell, nos Estados Unidos, ele desenvolveu ao longo de quase duas décadas uma ferramenta que se tornaria conhecida com pinça óptica ou pinça de luz: um feixe muito focalizado de laser que permite aprisionar e manipular uma infinidade de objetos microscópicos (inclusive células vivas) sem danificá-los.

A outra metade do prêmio será igualmente dividida entre os físicos francês Gérard Mourou e a canadense Donna Strickland, a terceira mulher a receber um Nobel de Física – a primeira nos últimos 55 anos. Em meados dos anos 1980, Mourou e Donna apresentaram uma estratégia que permitiu superar barreiras técnicas na produção de laser, permitindo aumentar sua intensidade e reduzir a duração do pulso a escalas que não se imaginava ser possível alcançar.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/10/03/nobel-de-fisica-vai-para-cri...

Término: 
08/10/2018

Desenvolvido por IFUSP