SBPC celebra seus 70 anos com manifestação na Paulista

SBPC celebra seus 70 anos com manifestação na Avenida Paulista

No dia 8 de julho, data em que se comemoram também o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador, a SBPC e o IMS convidam pesquisadores e público em geral para participar de uma série de atividades e para se juntar à Marcha pela Ciência em defesa da CT&I e da educação

Dia 08 de julho é o Dia Nacional da Ciência (Lei nº 10.221, de 18 de abril de 2001) e o Dia Nacional do Pesquisador (Lei nº 11.807, de 13 de novembro de 2008). É também o dia em que foi fundada a SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, há exatos 70 anos. Para celebrar a data, a SBPC realiza, em diversas cidades, uma comemoração aberta a todos com atividades culturais e uma manifestação pública.

Em São Paulo, as atividades começam às 10h, no Instituto Moreira Salles (IMS), na Avenida Paulista no 2424, onde ocorrerá uma intervenção comemorativa ao septuagenário da entidade, com apresentação musical Ciência e Música, de Maurício Pereira, e um flash mob do grupo Núcleo Arte Ciência no Palco. A comemoração será seguida de uma “Marcha Pela Ciência”, que parte às 12h do IMS até o cruzamento com a Avenida Brigadeiro Luís Antônio. A atividade contará com a participação de bonecos de Olinda, representando quatro grandes cientistas: o físico Albert Einstein, o geógrafo Aziz Nacib Ab'Saber, a psiquiatra Nise da Silveira e o físico José Leite Lopes.

A expectativa é que, a exemplo da última edição da manifestação da comunidade científica, o evento reúna cerca de 1500 pessoas na capital paulista.

O intuito, para além da comemoração em si, é chamar a atenção da população para a queda dramática de investimentos do governo em ciência, tecnologia, inovação e educação no Brasil. Neste momento, no Congresso Nacional e no governo, se iniciam as discussões sobre o Orçamento de 2019. É o momento exato de mobilizar toda a sociedade para impedir que mais cortes afetem negativamente esses setores estratégicos do desenvolvimento social e econômico do País.

A organização do evento é da SBPC com o Instituto Moreira Salles, e tem o apoio decientistas, professores, universitários e divulgadores científicos.

Além de São Paulo, Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belém (PA), Belo Horizonte, Fortaleza (CE) e Salvador (BA) já têm atividades programadas para esta data ou dias próximos.

Todas as informações sobre a comemoração podem ser acessadas neste endereço e também nas redes sociais da SBPC (Facebook e Twitter).

FONTE DA NOTÍCIA:

Assessoria de comunicação da SBPC