Serrapilheira lança programa de apoio à divulgação científica

23 de abril de 2018

Agência FAPESP – O Instituto Serrapilheira lançou a primeira chamada pública de seu programa de apoio à divulgação científica, o Camp Serrapilheira.

O Serrapilheira é uma instituição privada sem fins lucrativos, criada para valorizar a ciência, aumentar sua visibilidade no país e incentivar a formação científica de jovens brasileiros.

Segundo o instituto, a chamada visa “identificar iniciativas que proponham abordagens inovadoras de assuntos pertinentes à ciência, que busquem incentivar a formação científica de jovens brasileiros e formar pessoas capazes de analisar evidências e compreender o método científico”.

A chamada irá mapear iniciativas existentes e identificar projetos a serem apoiados com recursos do instituto.

“Também queremos identificar iniciativas que não se enquadrem no sentido clássico de divulgação científica, que dialoguem com outras áreas do conhecimento ou que abordem a maneira como a ciência funciona, como produz suas perguntas, dados, explicações e mecanismos de validação. Para tanto, o comitê de seleção que montamos é multidisciplinar, com cientistas, divulgadores, designers e curadores”, disse Natasha Felizi, diretora de divulgação científica do instituto.

O Camp Serrapilheira se divide em duas fases: a primeira consiste em um evento para divulgadores de ciência (cientistas ou não), voltado a formas inovadoras de comunicar questões da ciência e estratégias criativas para divulgação científica.

A segunda fase será a seleção de projetos a serem apoiados, propostos por aqueles que participaram do evento. Os projetos selecionados na segunda fase poderão ser apoiados com até R$ 100 mil.

Para participar, os candidatos devem fazer parte de uma iniciativa já existente e propor uma sessão para compor a programação do evento, que ocorrerá de 5 a 8 de setembro no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Serão quatro dias de atividades com workshops, apresentações, mesas-redondas e sessões de trabalho prático. Algumas abertas ao público, outras reservadas aos participantes selecionados por meio da chamada pública.

O prazo final para submissão de propostas é 30 de maio de 2018, às 15h.

Mais informações: www.serrapilheira.org

30/05/2018