Simpósio “Grandes Desafios das Ciências Biomédicas”

ICB-USP organiza simpósio “Grandes Desafios das Ciências Biomédicas” em comemoração aos 50 anos do instituto

Evento irá discutir a importância do investimento em pesquisas da área biomédica, que possibilitou o desenvolvimento de novas estratégias de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças.

O Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) irá promover o simpósio “Grandes Desafios das Ciências Biomédicas” como parte das celebrações dos 50 anos do instituto. Com duração de dois dias, o evento tem como objetivo discutir os inúmeros avanços trazidos pelas pesquisas biomédicas nas últimas décadas em termos de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças. As palestras acontecem nos dias 27 e 28 de junho, no anfiteatro Luiz Rachid Trabulsi do ICB III, Cidade Universitária.

Segundo Gabriela Diniz, organizadora do evento e pesquisadora do ICB, a ideia do simpósio surgiu diante da necessidade de ressaltar a importância do investimento em ciência para a sociedade. “Nos últimos anos, observamos um maior questionamento por parte da sociedade sobre os recursos aplicados na pesquisa. Parte da população não consegue perceber os benefícios obtidos com o avanço da ciência”, explica.

Nesse sentido, o simpósio vem para discutir os desafios atuais das ciências biomédicas e possíveis estratégias para superá-los. Para isso, as palestras abordarão quatro importantes áreas: Políticas Científicas e de Financiamento em Pesquisa; Difusão e Divulgação Científica; Pesquisa Básica, Translacional e Inovação; e Fronteiras na Pesquisa Biomédica.

Entre os palestrantes, estarão pesquisadores do Brasil e do exterior, reconhecidos internacionalmente por suas contribuições na área. Estão confirmadas as presenças de Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); Glauco Arbix, coordenador do Observatório da Inovação do Instituto de Estudos Avançados da USP; Helena Nader, presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Mariane Bandeira Melo, pesquisadora no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT); Paola Minoprio, coordenadora da Plataforma Científica Pasteur-USP, entre outros

O evento não requer inscrição e está aberto ao público em geral. A lista completa de palestrantes e a programação podem ser encontradas aqui.

Serviço:

Simpósio “Grandes Desafios das Ciências Biomédicas”

Data: 27 e 28 de junho

Horário: 9h às 17h

Local: Anfiteatro Luiz Rachid Trabulsi, ICB III (Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Cidade Universitária).

Informações sobre os palestrantes

28/06/2019