Simpósio Científico homenageia o Prof. José Goldemberg

Da Assessoria de Comunicação do Instituto de Física da USP:

Trajetória de José Goldemberg é homenageada por expoentes da ciência

07 de junho de 2018

Karina Toledo  |  Agência FAPESP – Não há melhor maneira de celebrar uma data importante no meio acadêmico do que a organização de um simpósio científico. E foi pensando em homenagear os 90 anos do físico José Goldemberg, presidente da FAPESP – completados no dia 27 de maio de 2018 –, que se estruturou a programação da V Conferência Regional sobre Mudanças Globais, realizada no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) nos dias 5 e 6 de junho.

“A reunião foi organizada em torno das três áreas em que o professor Goldemberg teve atuação expressiva ao longo da carreira: energias renováveis para o desenvolvimento; florestas tropicais e sustentabilidade; e negociações internacionais para o combate às mudanças climáticas”, disse Pedro Leite da Silva Dias, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP), ex-aluno de Goldemberg e presidente da comissão organizadora do evento.

“Ele aceitou a homenagem com a condição de que o programa olhasse para o futuro, ou seja, buscasse apontar soluções para os grandes desafios que serão enfrentados por nossa sociedade nos próximos anos, com ênfase na transferência do conhecimento para auxiliar na formulação de políticas públicas”, disse,

Além dos painéis científicos, o programa contou ainda com uma série de depoimentos sobre a trajetória de Goldemberg, apresentados em uma sessão solene realizada no auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na USP, na tarde de quarta-feira (06/06).

"(...) Na avaliação do diretor do Instituto de Física da USP, Marcos Nogueira Martins, o trabalho do Goldemberg personifica o que uma boa universidade deve ser: produz conhecimento relevante e de qualidade; divulga esse conhecimento e induz outras pessoas a produzirem conhecimento e a também divulgá-lo; ajuda a criar políticas públicas e a melhorar o funcionamento dos governos.(...)"

Leia a matéria completa no link abaixo:

14/06/2018