Sobre a importância da História das Ciências

Sobre a importância da História das Ciências

Ivã Gurgel é Professor do Instituto de Física (IF) da USP

Por Redação - Editorias: Artigos

Nos dias 13 e 14 de novembro o Centro Interunidades de História da Ciência (CHC), em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA), realizará o Simpósio USP de História da Ciência e da Tecnologia: Construindo Diálogos Interdisciplinares. O evento busca reunir pesquisadores interessados em História das Ciências que trabalham em diferentes unidades da USP para compartilhar seus trabalhos e suas reflexões. Neste momento, então, pode ser válido questionar: Qual a importância da História das Ciências para o conjunto da Universidade?

As diferentes áreas do conhecimento adquiriram, ao longo dos anos, características muito próprias. Cada disciplina carrega em si uma epistemologia, que se manifesta em suas formas de interpretar o mundo, na linguagem desenvolvida para a descrição de seus fenômenos e nas diferentes técnicas de investigação e transformação da realidade. Com isso se formam as diferentes especialidades, que se definem não apenas pela construção de um objeto de estudo específico, mas por suas formas de pensá-lo e torná-lo inteligível.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

14/11/2017