Acesso Rápido: Docentes | Alunos | Funcionários | Visitantes

SP recebe VI Festival Games for Change

SP recebe VI Festival Games for Change, de 30 de novembro a 8 de dezembro

            Apoiado pela Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Instituto Brasil-Israel (IBI), o VI Festival Games for Change será realizado entre os dias 30 de novembro e 8 de dezembro, em São Paulo. O evento é um conjunto de atividades, seminários e oficinas sobre criação e desenvolvimento de games de impactos social e pessoal transformadores, que serão realizadas simultaneamente em diversos locais, de forma presencial e também virtualmente. “Serão diversas atividades, com vários especialistas convidados, durante os nove dias do evento”, diz o professor da Cidade do Conhecimento, Gilson Schwartz, responsável pela realização do evento.

            De acordo com o professor, a finalidade desses games é promover a diversidade na educação, a criatividade e a inovação com espírito crítico em áreas como direitos humanos, saúde, meio-ambiente, infância e juventude, audiovisual, empreendedorismo transformador e desenvolvimento local. Uma das atividades do festival será a “Gincana Purposyum, Desafios da Justiça”, uma campanha de educação para a Justiça, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), voltada para crianças e adolescentes de 13 a 18 anos de idade, de escolas e organizações sociais e culturais, e profissionais da área da cultura, educação e justiça.

            “Dentro dessa gincana vamos realizar game jams, que serão oficinas de desenvolvimento de jogos digitais e não-digitais para crianças e adolescentes focadas em promover engajamento social, habilidades cognitivas e artísticas”, conta Schwartz, que também destaca como parte da programação o seminário “Conflitos Globais, Jornalismos Locais”, que deve resultar em pelo menos quatro jogos totalmente novos sobre fake news. Temas como habitação e urbanismo, investimentos e fintech, economia criativa e modelo de desenvolvimento com base em blockchain também serão contemplados por outras atividades.

            Aos interessados em participar, toda a programação do VI Festival Games for Change, e também como se inscrever, pode ser conferida na página do evento no Facebook (www.facebook.com/g4cal).

      

Fake news e violência contra a mulher estão entre os temas do VI Festival Games for Change

Evento acontece de 30 de novembro a 8 de dezembro, em São Paulo

 

            Temas como fake news, violência contra a mulher e conflito no Oriente Médio fazem parte da programação do VI Festival Games for Change, que acontece em São Paulo, de 30 de novembro a 8 de dezembro. Realizado com o apoio da Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituo Brasil-Israel (IBI), as diversas atividades serão distribuídas por vários locais e também online. As informações de toda a programação e como participar podem ser conferidas na página oficial do evento no Facebook (www.facebook.com/g4cal). 

            O professor da Cidade do Conhecimento da USP, Gilson Schwartz, conta que o festival é um conjunto de atividades, seminários e oficinas para a criação e desenvolvimento de games capazes de causar impactos social e pessoal transformadores. “O objetivo é que esses games promovam a diversidade na educação, criatividade e inovação com espírito crítico em áreas como direitos humanos, saúde, meio-ambiente, infância e juventude, audiovisual, empreendedorismo transformador e desenvolvimento local”, diz o professor.

            Pá Falcão, Ernane Guimarães Neto, Luiz Carneiro, David de Oliveira Lemes e Celbi Pegoraro são alguns dos especialistas em jogos que orientarão oficinas, game jams e participarão de seminários, além de alguns jornalistas de destaque no cenário da imprensa nacional. Schwartz explica que game jam é como uma gincana, uma competição para criar jogos ao longo de um final de semana. “A partir de um tema, formam-se grupos que entram numa corrida contra o tempo com o objetivo de ao menos criar um protótipo de jogo”, completa.

            Uma das atividades de destaque do festival será também a “Gincana Purposyum, Desafios da Justiça”, uma campanha de educação para a Justiça, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), voltada para crianças e adolescentes. “A ideia é estimulá-los a criar jogos sobre temas ligados a questões de justiça e do estado de direito no mundo atual, como racismo, terrorismo, armas de fogo e migrações humanas. Podemos pensar e mudar atitudes a partir de uma situação de jogo, lúdica, criativa e de impacto transformador da nossa consciência”, conclui.

 

Seminário promovido pelo Instituto Brasil-Israel abre programação do VI Festival Games for Change

Evento acontece em São Paulo, de 30 de novembro a 8 de dezembro

 

            Apoiado pelo Instituto Brasil-Israel (IBI) e pela Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP), a programação do VI Festival de Games for Change, que começa no dia 30 de novembro e termina no dia 8 de dezembro, inicia com o seminário “Conflitos Globais”, promovido pelo próprio IBI.

            O seminário será composto por quatro mesas: “Fake News, Segurança e Seguridade: esfera pública global e impressa livre na era do medo e da exclusãoCobertura e Conflito no Oriente Médio: acesso à informação e veracidadeA notícia que virou jogo e a memória social: memes, games, séries e ícones e a disputa entre narrativas nas redes sociais; além de uma Homenagem aos jornalistas Samuel Wainer, Alberto Dines e Otavio Frias Filhos.

            Para formar a mesas de debate, foram convidados pela organização do evento e já estão confirmados os jornalistas Vinícius Mota (Folha de S. Paulo), Roxane Ré (Rádio USP), Jayme Brener (Ex-Libris Comunicação Integrada) e João Batista Natali (Folha de S. Paulo), entre outros. Para mais informações sobre o seminário e como participar, acesse o link https://goo.gl/St2JkR.

            O VI Festival de Games for Change é um conjunto de atividades, seminários e oficinas sobre criação e desenvolvimento de games de impactos social e pessoal transformadores, que serão realizadas simultaneamente em diversos locais, de forma presencial e também virtualmente. Informações sobre toda a programação e como participar podem ser conferidas na página oficial do evento no Facebook (www.facebook.com/g4cal). 

 

Mais informações:

Ex-Libris Comunicação Integrada

(11) 3266-6088 ramal 223 

Jornalistas: Marco Berringer, Edmir Nogueira e Edgard Léda   

Término: 
08/12/2018

Desenvolvido por IFUSP