Startup de São Carlos é finalista em competição internacional

Startup de São Carlos está na final de torneio em Harvard e no MIT
Legenda da foto: Aplicar defensivos agrícolas de forma mais uniforme é um dos objetivos da Helidrop. Foto: Bruno Bagarini

Criada por alunos da USP, Helidrop propõe uso de VANT autônomo para reduzir desperdícios na pulverização agrícola

Helidropstartup do ramo de pulverização agrícola desenvolvida por alunos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, é uma das finalistas da HackBrazil, competição que premia ideias brasileiras inovadoras em disputa realizada na Universidade Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ambos dos EUA. A equipe vencedora levará para casa R$ 75 mil para investir no crescimento da empresa.

Durante o evento, que acontecerá em abril, os jovens terão apenas três minutos para apresentar a proposta de negócio da empresa a uma banca formada por executivos. “Estamos muito ansiosos, pois na fase anterior conseguimos vencer startups mais conhecidas e consolidadas do que a nossa, que já possuem produtos no mercado”, conta Bruno Bagarini, um dos idealizadores do projeto e aluno do curso de Engenharia Elétrica (Ênfase em Eletrônica) da EESC. Os estudantes da USP conseguiram superar outras 39 startups na etapa semifinal da competição.

Pulverização inteligente – A ideia da Helidrop é oferecer um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) autônomo para pulverização agrícola, a fim de melhorar o combate às pragas. Com alta capacidade de carga, a solução proporcionará mais uniformidade na aplicação de defensivos em terrenos, reduzindo o desperdício.  Além de Bruno, integram a Startup Guilherme Donatti, aluno do curso de Engenharia Elétrica (Ênfase em Sistemas de Energia e Automação) e Victor Turcato, graduando do curso de Engenharia Mecatrônica.

Ainda em fase de testes e prototipagem, a Helidrop foi uma das participantes do Academic Working Capital (AWC), programa de empreendedorismo do Instituto TIM voltado a alunos de graduação que possuem trabalhos de conclusão de curso inovadores. Os universitários receberam acompanhamento profissional, orientação de negócios e recursos financeiros para aplicação no projeto.

HackBrazil – A competição é uma das atrações da Brazil Conference at Harvard & MITque ocorrerá entre os dias 5 e 7 de abril, em Boston, nos EUA. A conferência é realizada pela comunidade brasileira de estudantes da cidade com o intuito de promover o encontro de grandes personalidades brasileiras, como políticos, famosos e empresários.

FONTE DA NOTÍCIA:  Assessoria de Comunicação do SEL/USP

Mais Informações: