Um dia de portas Abertas no DWIH-SP

Em 7 de outubro, o Centro Alemão de Ciência e Inovação - São Paulo (DWIH-SP) promoverá um dia de portas abertas.  Na ocasião, serão realizadas atividades para os interessados em conhecer melhor a instituição e se informar sobre possibilidades de estudo e pesquisa na Alemanha. O dia de portas abertas integra a programação das Jornadas Alemãs, uma semana de eventos idealizada pelo Consulado Geral da Alemanha em São Paulo para celebrar os 26 anos da Reunificação Alemã.

No período da manhã, será apresentado o projeto senseBox, iniciativa que distribuirá em escolas e instituições alemãs de São Paulo  dispositivos capazes de medir e reunir dados ambientais, como barulho, poluição do ar, radiação ultravioleta e intensidade da iluminação. Esse medidor, chamado senseBox, foi desenvolvido por geo-informáticos da Westfälische Wilhelms-Universität Münster (WWU Münster), com apoio do Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF). Os resultados das medições em São Paulo serão divulgados em novembro, no 5º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência Pesquisa e Inovação.

Em sequência, será realizada uma série de breves palestras com representantes de universidades e de instituições alemãs de fomento à pesquisa, que apresentarão ao público oportunidades de estudo e pesquisa na Alemanha, bem como os programas de bolsas disponíveis.

Ao longo do dia, os visitantes ainda poderão prestigiar a exposição NanoArt, um projeto realizado em colaboração com a Universität Duisburg-Essen, e assistir a uma palestra sobre nanotecnologia, proferida pelo Prof. Dr. Christiano Luis Pinto de Oliveira, do Departamento de Física Experimental da USP.

O evento acontecerá das 10h às 17h, é gratuito e não requer inscrição prévia. Confira a programação:

10h30 > Abertura
         - Lançamento da exposição NanoArt, do Center for Nanointegration Duisburg-Essen
         - Lançamento do projeto senseBox, da WWU Münster
         -  Pré-lançamento do 5º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação
11h30 > Palestras de universidades alemãs e instituições alemãs de fomento à pesquisa*
12h30 > Intervalo
14h > Palestras de universidades alemãs e instituições alemãs de fomento à pesquisa*
15h > Palestra "Escala nanométrica: há muito espaço lá embaixo", com Prof. Dr. Cristiano Oliveira (veja aqui o abstract)
         - Local: Club Transatlântico
16h > Coffee-Break  no DWIH-SP

*Oferecerão palestras as seguintes instituições: Freie Universität Berlin (FU Berlin), Universidade Técnica de Munique (TUM), Westfälische Wilhelms-Universität Münster (WWU Münster), Aliança Universitária da Região do Ruhr (UA Ruhr), Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) e Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

07/10/2016