Acesso Rápido: Docentes | Alunos | Funcionários | Visitantes

Uma carreira dedicada à ciência e sua divulgação

MATÉRIA DO JORNAL DA USP

Professor da USP Ernst Wolfgang Hamburger

morre aos 85 anos

Físico nuclear foi um dos criadores do Laboratório de Demonstrações do Instituto de Física da USP

e diretor da Estação Ciência

Por  - Editorias: Universidade
 
Professor Ernst Wolfgang Hamburger é o idealizador do Laboratório de Demonstrações que, hoje, leva o seu nome
Foto: Léo Ramos/Revista Fapesp
 
Na última quarta-feira, 4 de julho, em São Paulo, morreu Ernst Wolfgang Hamburger, professor aposentado do Instituto de Física (IF) da USP. Nascido em Berlim, Alemanha, em 8 de junho de 1933, ele era de família judaica e veio para o Brasil aos três anos de idade, em 1936, época da ascensão nazista.

Graduou-se em Física na USP, em 1954, e virou professor da Universidade. Casou-se com a também cientista e física Amélia Hamburger, sua colega da Universidade, com quem teve cinco filhos. Como aluno, ajudou na montagem do acelerador eletrostático Van der Graaff, do IF, e sua área de pesquisa era física nuclear.

Em 1959, fez seu doutorado na Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Entre 1994 e 2003, Hamburger foi diretor da Estação Ciência da USP, museu interativo de ciência que funcionava na cidade de São Paulo. Em 2000, recebeu o prêmio Kalingaconcedido pela Unesco, por seu trabalho de divulgação e popularização da ciência.

Professor Hamburger na Estação Ciência da USP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens.

A produção do conhecimento, a educação e a divulgação científica no Brasil contaram com importante contribuição do professor. Pensando na popularização da física, no final da década de 1970, ele idealizou o Laboratório de Demonstrações do Instituto de Física da USP.

Chamado de Prateleira de Demonstrações, à época, desempenhou papel importante para as disciplinas básicas de física, principalmente para o IF e a Escola Politécnica (Poli) da USP, dando assistência didático-pedagógica aos professores que as ministravam.

Em dezembro de 2017, ocorreu no IF um evento em homenagem ao professor Hamburger, organizado pela equipe do laboratório que leva seu nome. Confira o vídeo aqui. Como afirmou o diretor do instituto, Marcos Nogueira Martins, o espaço é uma construção coletiva baseada num impulso inicial de Hamburger. “Sem ele, o laboratório não existiria.”

Durante a cerimônia, o físico se disse muito emocionado, agradeceu a presença de todos dizendo que a homenagem simbolizava todos os sucessos e os fracassos do IF. “E os sucessos são muito maiores que os fracassos”, concluiu.

O projeto do laboratório surgiu pelo entendimento de que a experimentação é elemento fundamental para o aprendizado. “O interativo é também motivacional, o que na graduação em física é especialmente importante, já que se trata de um curso com altas taxas de evasão”, declarou o professor José Goldemberg durante a homenagem.

Hoje, o Laboratório de Demonstrações conta com mais de 400 equipamentos e experimentos de demonstrações. Os materiais estão dispostos em mesas e estantes temáticas – mecânica, ótica, termodinâmica, eletromagnetismo, fluidos e ondas. No catálogo on-line, cada experimento é apresentado junto de uma breve descrição, foto e, em alguns casos, vídeo.

O professor Hamburger ainda recebeu o prêmio José Reis de Divulgação Científica e a medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico. Em dezembro de 2013 recebeu o título de Cidadão Paulistano, outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo, “em reconhecimento à sua carreira e esforços para a difusão do conhecimento científico”.

 
Término: 
31/07/2018

Desenvolvido por IFUSP