Webinar "ORCID no Brasil - Construindo uma comunidade"

ORCID no Brasil - Construindo uma comunidade

Com a participação de João Mendes Moreira - Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Portugal

Quinta-feira, 26 de abril, às 11 horas (hora de Brasília)

Clique no link abaixo para fazer sua inscrição:

A pesquisa científica é produzida e comunicada por instituições como a sua - universidades, institutos de pesquisa, editoras científicas e órgãos governamentais. Globalmente, estas instituições empregam e ensinam milhões de indivíduos que estão envolvidos em pesquisa de ponta, ensino, publicação e financiamento.

Você precisa gerenciar informação de pesquisa em vários sistemas o que, além de ser cansativo, não ajuda sua instituição no acompanhamento das atividades dos pesquisadores. O desafio é ainda maior ao considerar os sistemas de submissão de artigos, de pedidos de bolsas, os perfis científicos e outros com os quais os pesquisadores interagem fora da sua instituição. Além disso, pesquisadores se movem, na pós-graduação, pós-doutorado, professor visitante, ano sabático...

Saiba o que é ORCID, como ela pode apoiar os pesquisadores e suas instituições nestes desafios, e saiba por que está sendo adotada por 20 consórcios em diferentes países.

No webinar do dia 26 de abril teremos a participação muito especial de João Mendes Moreira, Chefe da Informação Científica na Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), de Portugal. Ele falará da integração do currículo nacional português, Ciência Vitae, com a ORCID e da interoperabilidade entre os sistemas de informação científica portugueses (PTCRIS).

Outros temas abordados:

O que é ORCID e como pode apoiar o acompanhamento das atividades acadêmicas de sua instituição;
O desafio e a importância da desambiguação dos nomes dos pesquisadores e da correta correspondência com suas atividades de pesquisa, afiliações, bolsas e publicações;
A ORCID no contexto de um sistema integrado, abrangente, transparente e sustentável para as informações de pesquisa;
A atuação da ORCID no mundo e junto a 20 consórcios em 17 países;
O modelo brasileiro, com CAPES, CNPq, IBICT, SciELO, CONFAP e RNP, além de nossos membros institucionais, UNESP, USP, Unicamp e Fiocruz.
A quem se dirige?
Gestores e dirigentes em pesquisa, tecnologias da informação, comunicação científica e infraestrutura digital de instituições de pesquisa, mas todos são bem vindos.

Fonte da notícia: Sistema Integrado de Bibliotecas e Biblioteca do IFUSP
26/04/2018