Acesso Rápido: Docentes | Alunos | Funcionários | Visitantes

Webinar "ORCID no Brasil - Construindo uma comunidade"

ORCID no Brasil - Construindo uma comunidade
 
Com a participação de João Mendes Moreira - Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Portugal
 
Quinta-feira, 26 de abril, às 11 horas (hora de Brasília)
 
Clique no link abaixo para fazer sua inscrição:
 
 
A pesquisa científica é produzida e comunicada por instituições como a sua - universidades, institutos de pesquisa, editoras científicas e órgãos governamentais. Globalmente, estas instituições empregam e ensinam milhões de indivíduos que estão envolvidos em pesquisa de ponta, ensino, publicação e financiamento.
 
Você precisa gerenciar informação de pesquisa em vários sistemas o que, além de ser cansativo, não ajuda sua instituição no acompanhamento das atividades dos pesquisadores. O desafio é ainda maior ao considerar os sistemas de submissão de artigos, de pedidos de bolsas, os perfis científicos e outros com os quais os pesquisadores interagem fora da sua instituição. Além disso, pesquisadores se movem, na pós-graduação, pós-doutorado, professor visitante, ano sabático...
 
Saiba o que é ORCID, como ela pode apoiar os pesquisadores e suas instituições nestes desafios, e saiba por que está sendo adotada por 20 consórcios em diferentes países.
 
No webinar do dia 26 de abril teremos a participação muito especial de João Mendes Moreira, Chefe da Informação Científica na Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), de Portugal. Ele falará da integração do currículo nacional português, Ciência Vitae, com a ORCID e da interoperabilidade entre os sistemas de informação científica portugueses (PTCRIS).
 
Outros temas abordados:
 
O que é ORCID e como pode apoiar o acompanhamento das atividades acadêmicas de sua instituição;
O desafio e a importância da desambiguação dos nomes dos pesquisadores e da correta correspondência com suas atividades de pesquisa, afiliações, bolsas e publicações;
A ORCID no contexto de um sistema integrado, abrangente, transparente e sustentável para as informações de pesquisa;
A atuação da ORCID no mundo e junto a 20 consórcios em 17 países;
O modelo brasileiro, com CAPES, CNPq, IBICT, SciELO, CONFAP e RNP, além de nossos membros institucionais, UNESP, USP, Unicamp e Fiocruz.
A quem se dirige?
Gestores e dirigentes em pesquisa, tecnologias da informação, comunicação científica e infraestrutura digital de instituições de pesquisa, mas todos são bem vindos.
 
Fonte da notícia: Sistema Integrado de Bibliotecas e Biblioteca do IFUSP
Término: 
26/04/2018

Desenvolvido por IFUSP