Workshop "10 Anos da RENAFAE" (30 e 31.07.2018)

Caros(as) senhores(as),

Nos dias 30 e 31 de julho de 2018, ocorrerá no Instituto de Física da Universidade de São Paulo, o workshop comemorativo de dez anos da RENAFAE (Rede Nacional de Física de Altas Energias). O objetivo desta edição é contarmos com apresentações em vários aspectos da física de altas energias - análise de dados, instrumentação, computação e divulgação científica - permitindo se obter um amplo cenário do estado da arte nessas áreas.

Todos que desenvolvem atividades em qualquer uma dessas áreas relacionadas à física de altas energias estão convidados a submeter contribuições. Para cada um desses quatro tipos de atividades, foram escolhidos coordenadores (análise de dados - Jun Takahashi, instrumentação - José Seixas, computação -Rogério Iope e divulgação científica -Márcia Begalli) que organizarão sessões paralelas durante o Workshop. No final do encontro, os coordenadores apresentarão em sessão plenária os principais resultados mostrados durante as sessões paralelas.

Teremos também apresentações sobre as duas principais infraestruturas no Brasil que podem apoiar a área de física de altas energias: o supercomputador Santos Dumont ("Santos Dumont: uma infraestrutura computacional à serviço do desenvolvimento científico e tecnológico”, proferida pelo Prof. Wagner Vieira Léo) e a infraestrutura para instrumentação existente no LNLS ("Sirius: Desafio da instrumentação científica no Brasil”, ministrada pelo Prof. José Roque da Silva).

No final de cada dia do Workshop, organizaremos discussões entre os participantes e convidados. No primeiro dia, discutiremos o relevante papel da física de altas energias na internacionalização da ciência brasileira com importantes autoridades convidadas da política e da ciência brasileira. E no segundo dia, teremos uma discussão entre os participantes do Workshop sobre os desafios e o futuro da RENAFAE.

Haverá apoio para os participantes de fora de São Paulo que tiverem dificuldades de financiamento próprio, incluindo hospedagem nos alojamentos da USP. Inscrições, solicitação de apoio, submissão de contribuições e programa se encontram na página:

As inscrições já estão abertas e se encerram no dia 30 de junho de 2018. A data limite para a solicitação de ajuda financeira é 15/06.

Esperamos poder contar com a participação de todos!

Atenciosamente,
Ignacio Alfonso de Bediaga e Hickman
Presidente do Conselho Técnico-Científico
Rede Nacional de Física de Altas Energias (RENAFAE)