Workshop promovido pelo IEE-USP sobre petróleo e gás

O Programa de Pós-graduação em Energia - PPGE/IEE/USP em conjunto com o Programa de Recursos Humanos PRH-04 e o Research Centre for Gas Innovation - RCGI/USP convidam para o

WORKSHOP SOBRE EIA E LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS: BRASIL E CANADÁ

26 abril 2017
sala do RCGI - prédio da Mecânica - Escola Politécnica da USP
Av. Prof. Mello Moraes, 2231, Cidade Universitária, São Paulo
Inscrições exclusivamente em:

O tema ambiental perpassa as questões econômicas no sentido de possibilitar a conciliação entre a proteção da natureza e as atividades humanas. A indústria de petróleo e gás, por ser considerada de risco, envolve os assuntos específicos relativos aos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e ao licenciamento. Dentro dessa perspectiva, o Projeto 21 traz três palestrantes e advogadas que atuam na área ambiental para discutir sobre os principais aspectos que envolvem o EIA e o licenciamento sob a ótica comparativa das legislações do Brasil e do Canadá.

Programação:

15h00 - Abertura dos trabalho
Edmilson Moutinho dos Santos, Coordenador do PRH-04 e do Programa de Políticas de Energia e Economia do RCGI

15h10 - EIA na indústria de petróleo e gás no Canadá
Flora Stevenson, Canadian Institute of Resources Law - CIRL (fsilveir@ucalgary.ca)

15h50 - Licenciamento ambiental na indústria de petróleo e gás no Brasil
Mariana Miranda, Mestranda do PPGE/IEE/USP e pesquisadora do Projeto 21 (mfmiranda@outlook.com.br)

16h30 - Síntese EIA e Licenciamento
Hirdan Katarina de Medeiros Costa, PRH-04, Coordenadora do Projeto 21 (hirdan@usp.br)

Mais informações:

Ines Iwashita