profa. Helena Maria Petrilli - Divulgação Científica

Pesquisa Participação em Projetos
Divulgação Científica Ensino

Divulgação Científica

Desde 2009 a Prof. Helena Petrilli tem apresentado a palestra de divulgação científica: "Nanociência: onda de matéria e matéria da onda" para o público em geral. Abaixo temos um breve histórico:

28/08/2010:  Praça de Eventos do Parque Cientec da USP.
   13/08/2009: Anfiteatro do Museu Paulista
   27/06/2009: Centro Cultural de São Paulo
   06/06/2009: Estação Ciência da USP
   24/05/2009: Estação Ciência da USP

O link abaixo direciona para uma entrevista com a Prof. Helena no programa "Nanotecnologia do Avesso" no qual se debateu um pouco sobre o conteúdo da palestra citada anteriormente.

"Nanotecnologia do Avesso"

• CiênciaWeb
    CiênciaWeb é um site de divulgação científica que publica vídeos produzidos em colaboração com escolas públicas de ensino médio e grupos acadêmicos, para apoiar o ensino de ciências e divulgar a produção universitária.
    Neste site encontramos além das entrevistas com grandes mestres da Física no Brasil, um pouco sobre os encontros acadêmicos que acontecem, e também dúvidas trazidas por alunos que são respondidas.

"CiênciaWeb"

• O vídeo "When things get small" mostra de maneira didática e divertida um pouco da teoria física envolvida na Nanociência.

"When things get small"

• Uma das grandes dificuldades quando se fala sobre Nanociência é compreender a dimensão da escala nano. O vídeo que segue faz uma viagem pelo Universo mostrando a dimensão das coisas que conhecemos em potências de 10.

"Potências de 10"

• O link abaixo mostra um vídeo produzido pela empresa "Corning" que foi mostrado no III Encontro Nacional de Eletrônica Orgânica. Muitas vezes ficamos a imaginar como se aplica a Nanociência e neste vídeo temos exemplos de como as aplicações podem nos proporcionar um novo estilo de vida num futuro breve.

"Corning"