Todas Notícias

Título Descrição
Chamadas Públicas FINEP
Com informações da PRPI USP.
-

A FINEP lançou recentemente várias Chamadas Públicas, e em duas delas ICTs são elegíveis para receber recursos:

 
As propostas para esta chamada devem ser preenchidas conforme instruído no item 9 do edital, e as Unidades da  USP, que se caracterizem como ICT segundo a definição deste edital, podem submeter propostas de forma  autônoma, sem a intervenção da PRPI. 
 
Essas Unidades precisam proceder ao seu cadastro no sistema da FINEP indicado no item 9, bem como todas as  demais eventuais instituições participantes da proposta (co-executoras, fundações de apoio etc.) e estes cadastros precisam estar aprovados para que o sistema permita que a proposta seja criada e posteriormente enviada à FINEP.  O manual da plataforma pode ser baixado de cadastro.finep.gov.brmenu Ajuda, Manual do Cliente - Financiamento Não Reembolsável a ICTs.
 
Em caso de dúvidas e orientações sobre este edital, por gentileza, enviar e-mail para: cp_acervos2024@finep.gov.br
 
2) CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT/Ação Transversal/CT-Agro – 01/2024 - Programa MCTI de Cadeias Socioprodutivas da Agricultura Familiar e Sistemas Agroalimentares Sustentáveis: Desenvolvimento e Fortalecimento de Cadeias Socioprodutivas da Bioeconomia e da Agricultura Familiar Agroecológica para ICTs 
 
As propostas para esta chamada devem ser preenchidas conforme instruído no item 8.2 do edital, e as Unidades da USP, que se caracterizem como ICT segundo a definição deste edital, devem submeter propostas de forma autônoma, sem a intervenção da PRPI.
 
O sistema de preparação e submissão das propostas nesta chamada não exige um cadastro previamente aprovado da Unidade ou das demais eventuais instituições participantes.  A Finep apenas disponibiliza o formulário para preenchimento.
Tutorial de Prestação de Contas
Com informações da PRPI USP.
-

A fim de tornar mais inteligível o processo de elaboração da prestação de contas e, por conseguinte, tornar o encerramento de processos e a abonação das PCs mais ágeis, a PRPI atualizou o Tutorial de Prestação de Contas. A nova versão inclui instruções que contemplam as dúvidas encaminhadas à pró-reitoria e erros frequentes nas PCs entregues no período de junho de 2023 e maio de 2024. 

Da mesma forma, visando facilitar a compreensão da prestação de contas em sua integralidade, a PRPI elaborou um vídeo explicativo, que sumariza o conteúdo do texto. O vídeo apresenta distintos cenários de entrega de prestação de contas, ilustração de demonstrativo financeiro, a composição da PC, entre outros tópicos fundamentais para a correta realização da prestação de contas. 

Ambos os materiais estão disponíveis no Site da PRPI, em "Editais e Normas".
 
Cadastro de Colaboradores Acadêmicos (pesquisa)
Com informações da PRPI USP.
-

A Portaria PRPI Nº 959, de 25 de março de 2024, regulamenta o registro de colaboradores acadêmicos (pesquisa), conforme definido pela Resolução Nº 8423,de 10 de maio de 2023, que disciplina a prestação de serviço voluntário na USP. São colaboradores acadêmicos (pesquisa) as pessoas que “atuem em projetos de pesquisa ou inovação nos espaços da Universidade de São Paulo, e que não estejam vinculadas aos Programas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação”. Exemplos são bolsistas de treinamento técnico e outros técnicos pagos com recursos de projetos de pesquisa ou voluntários. 

Para a formalização da vinculação como colaborador acadêmico, é necessária aprovação pelo CTA ou órgão equivalente da Unidade/Órgão e assinatura do Termo de Adesão a Serviço Voluntário (Anexo I da Resolução Nº 8423). O cadastro será feito pelas CPqIs no sistema Atena (menu Colaborador Acadêmico), informando a qual projeto o colaborador estará associado e qual será o período de sua participação (o vínculo será válido apenas durante esse período). Os cadastros realizados pelas Unidades serão validados pela PRPI.

Para solicitação de cadastro ou outras dúvidas, por favor contate a CPqI em cpqif@if.usp.br.

Apresentações das Propostas para a abertura de vagas docentes

Prezados e Prezadas docentes,

segue o Cronograma das Apresentações com os respectivos arquivos das propostas enviadas. Verifiquem AQUI a lista dos últimos docentes contratados.

  • Período das apresentações: 12 a 14 de março de 2024
  • Local: Auditório Cesar Lattes - Sala 2027 - Edifício Principal Ala Central

 

Cronograma das Apresentações
 12/03/2024 Título (clique para acessar a proposta) Proponentes
14:00-14:30 Física Atmosferica Paulo Artaxo
14:30-15:00 Sistemas Dinâmicos Caóticos  Iberê Caldas
15:00-15:30 Teorias de Campo Efetivas e Ondas Gravitacionais Oscar Éboli
15:30-16:00 Intervalo   
16:00-16:30 Área de Nanofotônica Nathalia Tomazio
16:30-17:00 Sistemas Inovadores para Tecnologias Quânticas Marcelo Martinelli
17:00-17:30 Informação Quântica Oscar Éboli
17:30-18:00 Ensino de Física André Machado Rodrigues, Anne Louise Scarinci, Cristina Leite, Cristiano Mattos, Ivã Gurgel, Valéria Dias da Silva
  ---  

► Assista ao primeiro dia de apresentações:


 

 13/03/2024 Título (clique para acessar a proposta) Proponentes
14:00-14:30 Física experimental fundamental e aplicada com feixes de núcleos fora da linha de estabilidade no Brasil Rubens Lichtenthäler Filho
Kelly Cristina Cezaretto Pires
14:30-15:00 Física Nuclear Experimental de Baixas Energias Valdir Guimarães
15:00-15:30 Física Aplicada na área Ciência do Patrimônio Cultural Márcia de Almeida Rizzutto
15:30-16:00 Intervalo  
16:00-16:30 Física Teórica de Hadrons Alberto Martinez Rodrigues, Fernando Silveira Navarra, Renato Higa
16:30-17:00 Inteligência Artificial aplicada às áreas de interface entre Física e Ciências Biomédicas Alexandre Alarcon do Passo Suaide,  Elisabeth Mateus Yoshimura, Neilo Marcos Trindade, Paulo Roberto Costa, Rosangela Itri
17:00-17:30 Física de Plasmas e Fusão Nuclear José Helder F. Severo, Gustavo Canal
17:30-18:00 Física Experimental de Altas Energias com Aceleradores Alexandre A. P. Suaide, Marcelo G. Munhoz, Marco Bregant, Nelson Carlin Filho, Tiago Fiorini da Silva

► Assista ao 2º dia de apresentações


 

CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES  
 14/03/2024 Título (clique para acessar a proposta) Proponentes
14:00-14:30 Física e Ciência dos Materiais Experimental Renato Jardim (DFMT), Alexandre Levine (DFMT); Antônio Domingues dos Santos (DFMT), Daniel Reinaldo Cornejo (DFMT), Gennady Gusev (DFMT); Gustavo Martini Dalpian (DFMT), José Fernando Diniz Chubaci (DFN), Julio Antonio Larrea Jimenez (DFEP), Valentina Martelli (DFEP)
14:30-15:00 Materiais sensíveis às radiações ionizantes e filmes finos multifuncionais  José Fenando Diniz Chubaci
15:00-15:30 Matéria Quântica Eric Andrade
15:30-16:00 Intervalo   
16:00-16:30 Modelagem Molecular: Desenvolvimento e Aplicações em Sistemas Biológicos e/ou Matéria Mole Kaline Coutinho (DFGE), Sylvio Canuto  (DFGE), Marcio Varella (DFGE), Lucas Cornetta (DFGE), Adriano Alencar (DFGE), Erix Garces (DFGE), Leandro Barbosa (DFGE), Marilia Caldas (DFMT), Luana Pedrosa (DFMT), Rosangela Itri (DFAP)
16:30-17:00 Aplicações de feixes de iônicos para novos materiais Manfredo H. Tabacniks, Nemitala Added, Tiago Fiorini da Silva, Nilberto Heder Medina
17:00-17:30 Estrutura Eletrônica de Materiais Gustavo Dalpian, Helena Maria Petrilli, Luana Sucupira Pedroza, Lucy Vitoria Credidio Assali, Marília Junqueira Caldas
17:30-18:00 Física Estatística e Termodinâmica de Sistemas Complexos André Vieira, Adriano Alencar, Carlos Fiore, Nestor Caticha

► Assista ao 3º dia de apresentações:

Contrapartida Institucional: Chamada EMU Pequeno-Médio Porte FAPESP

https://portal.if.usp.br/pesquisa/pt-br/node/2397

Edital de Apoio a Eventos Científicos - 01/2024
Prezados(as) docentes,
 
Informamos que foi publicado o Edital de Apoio a Eventos Científicos - 01/2024, que oferece recursos para apoiar parcialmente a organização de eventos científicos, em qualquer área do conhecimento, que tenham como objetivo discutir temas de pesquisas na fronteira do conhecimento e/ou a implementação de ações de inovação.
 
O valor total disponível é de R$ 300.000,00 e o valor máximo que pode ser solicitado por cada proposta é de R$ 15.000,00. Os Eventos Científicos devem ocorrer durante o primeiro semestre de 2024 (janeiro a junho).
 
As inscrições serão feitas no sistema Atena pelos docentes proponentes até 02/11/2023, pelo sistema Atena (Editais>Solicitações). As Comissões de Pesquisa e Inovação devem verificar se as solicitações estão adequadas e aderentes ao Edital e, caso estejam, encaminhá-las à PRPI até 06/11/2023.
 
Atenciosamente,
 
Comissão de Pesquisa (e Inovação)
IFUSP

 

Congresso de Pós-Doutorandos da USP - “Papel e perspectivas dos Pós-Doc no Brasil”
Prezados(as) Pós Doutorandos(as),
 
A Universidade de São Paulo promoverá nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2023 o Congresso de Pós-Doutorandos da USP - “Papel e perspectivas dos Pós-Doc no Brasil”, http://usp.br/congressoposdocs, a ser realizado no Campus Butantã, com um público esperado de aproximadamente 3.000 pessoas entre pós-doutorandos USP, supervisores, órgãos da administração pública e setores do meio empresarial (startups, incubadoras, parques tecnológicos).
 
O evento tem por objetivo divulgar e promover os trabalhos dos pós-doutorandos da USP inseridos nas diversas áreas de conhecimento, ampliando a visibilidade desses profissionais frente a instituições, academia e empresas, por meio da realização de palestras com eminentes pesquisadores internacionais, simpósios e apresentação de pôsteres.
 
O principal resultado esperado do evento consiste em possibilitar a conexão dos pós-doutorandos com os setores empresarial, governamental e demais instituições de ciência e tecnologia.
 
Os pós-doutorandos inscritos participarão das sessões de pôsteres e poderão participar das comunicações orais, que são limitadas. Serão selecionados, numa primeira fase, para as comunicações orais, os trabalhos de maior destaque. Neste sentido, solicitamos a sua valiosa contribuição para participar da primeira fase de avaliação que deverá ocorrer de 20/06 a 19/07/2023. Nessa fase as Comissões de Pesquisa e Inovação deverão selecionar 50% dos inscritos de sua Unidade. Enviaremos oportunamente as instruções para acessar o site de avaliação.  
 
Atenciosamente,
 
Comissão de Pesquisa - IFUSP
 
 

 

Editais PIBIC/PIBIC-EM/PIBITI e PUB 2023/2024
Prezados(as) Docentes, Pós Doutorandos e Alunos,
 
Editais de bolsas PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM e PUB da vigência 2023/2024.  
 
Lembramos que o prazo para inscrições se encerrará na segunda-feira, 12/06/2023, às 12h00.
 
 
Atenciosamente,
 
Comissão de Pesquisa - IFUSP
 
 

 

Apresentações das sugestões para Abertura de Claros para Professor Doutor
 

Prezados(as) docentes,

para acessar os vídeos das apresentações, por favor, clique nos arquivos mp4 abaixo.

São apenas 3 vídeos e cada um deles contem as 5 apresentações do dia 18, 19 e 20/04/2022.

Atenciosamente,

Comissão de Pesquisa

IF-USP

 

Sugestões para Abertura de Claros para Professor Doutor

Prezados(as) docentes,

para acessar a grade de horários das apresentações, clique no link abaixo:

https://portal.if.usp.br/pesquisa/pt-br/node/2143

Comissão de Pesquisa

IFUSP

ok

Páginas

Desenvolvido por IFUSP