Todas Notícias

Título Descrição
Special Issue JCIM / JCTC: Researchers in Latin America
Com indicação do Prof. Marcio Varella, Presidente da Comissão de Pós-Graduação, divulgamos o número especial dos periódicos JCIM e JCTC, que contará com a pesquisadora Thereza Soares (FFCLRP/USP) como Editora Executiva, e será dedicado a pesquisadores da América Latina. Seguem informações aos interessados em contribuir com materiais.

Dear Colleagues,

We will be organizing a joint special issue between the Journal of Chemical Information and Modeling (JCIM) and the Journal of Chemical Theory and Computation (JCTC), dedicated to researchers in Latin America. The first Latin American JCIM special issue in 2020 was highly successful, both in terms of both the number of contributions and increased regional visibility. Since then, our community has become more active as JCIM authors, reviewers, EAB&ECB members, which in turn has made JCIM an important venue for publications from Latin America.
 
For the potential second special issue, we will be collaborating with JCTC to include colleagues developing QM methodologies, and quantum computing. For more information on the scope of JCIM and JCTC, please visit their respective websites.
 
We hope to gather enough support from the Latin American community to make this special issue a success. The submission deadline for manuscripts is expected to be in Q4 2025. We welcome all types of manuscripts that fit within the scope of JCIM JCTC, including articles, perspectives, viewpoints, reviews, letters, and application notes. All submissions will undergo peer review to ensure they meet the high scientific standards of both Journals. Accepted papers will be published online as soon as possible and included in the next available issue. Once the Virtual Special Issue is complete, all articles will be highlighted in a virtual collection, providing additional exposure.
 
To move forward with planning, we need to estimate the number of potential contributions across the topical areas of both journals. We kindly ask all prospective authors to send an email to soares@jcim.acs.org with a tentative title, a potential corresponding author, and a brief description of the work at your earliest convenience, preferably before November 30th.
 
We would much appreciate it if you could share this email with colleagues and your network in Latin America.
 
We look forward to your support and participation in this effort.
 
With warm regards,
 
Thereza A. Soares, JCIM Executive Editor,
Victor Baptista, JCTC Associate Editor
Luciana Capece, Guest Editor
Sergio Pantano, Guest Editor 
 
Chamada ANR-FAPESP

A FAPESP e a Agence Nationale de la Recherche (ANR) da França lançaram uma nova chamada de propostas para apoiar projetos conduzidos em parceria por pesquisadores franceses e de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo.

Este é o 18º edital lançado no âmbito do acordo de cooperação mantido entre FAPESP e ANR e os temas selecionados são: Engenharia, Química, Física; Ciências da Computação, Matemática; Ciências dos Materiais; Ciências Sociais, Humanidades; Meio Ambiente, Ecossistemas, Recursos Biológicos; e Imunologia, Infectologia, Neurociências.

Para a FAPESP, serão consideradas propostas nas modalidades de Auxílio à Pesquisa – Regular (até 48 meses) e de Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático (de 48 a 60 meses).

O pré-cadastro da proposta colaborativa deve ser feito exclusivamente pelo pesquisador parceiro francês junto à ANR até 15 de outubro de 2024. O pesquisador do Estado de São Paulo deve participar da elaboração do documento e incluir suas informações.

Pesquisadores que tenham seus pré-cadastros aprovados por ambas as agências serão convidados pela ANR, a partir de fevereiro de 2025, a submeter a proposta completa até março de 2025. Os pesquisadores de São Paulo devem utilizar o Sistema de Apoio à Gestão (SAGe).

A chamada de propostas está disponível em fapesp.br/6773/agence-nationale-de-la-recherche-anr

Em caso de dúvidas, entrar em contato com: chamada_anr@fapesp.br

 

Oportunidades de Financiamento Wellcome Trust
Divulgamos as seguintes oportunidades de financiamento, oferecidas pelo Wellcome Trust. Esses financiamentos apoiam diferentes estágios de carreiras em pesquisa.
 
  • Prazo de Submissão: 01/10/2024
  • Elegibilidade: Pesquisadores em início de carreira com projetos inovadores.
  • Valor da Proposta: Salário do pesquisador e até £400.000 para pesquisas.
  • Áreas: Qualquer área, incluindo ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), medicina experimental, ciências humanas e sociais, ciências clínicas e saúde pública.
  • Duração: 5 anos
 
Detalhes: Este financiamento visa apoiar pesquisadores no início de suas carreiras a desenvolver suas ideias inovadoras. Mais informações podem ser encontradas AQUI
 
  • Prazo de Submissão: 26/11/2024
  • Elegibilidade: Pesquisadores em fase intermediária de carreira buscando desenvolver suas próprias linhas de pesquisa.
  • Valor da Proposta: Em geral até £250.000, mas valores maiores podem ser solicitados.
  • Áreas: Qualquer área, incluindo ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), medicina experimental, ciências humanas e sociais, ciências clínicas e saúde pública.
  • Duração: Até 8 anos
 
Detalhes: Este financiamento é destinado a pesquisadores que desejam estabelecer ou expandir suas linhas de pesquisa independentes. Mais informações podem ser encontradas AQUI
 
  • Prazo de Submissão: 03/12/2024
  • Elegibilidade: Pesquisadores estabelecidos com ideias ambiciosas e inovadoras.
  • Valor da Proposta: Até £5.000.000
  • Áreas: Diversas áreas desde que tenham o potencial de melhorar a vida, a saúde e o bem-estar humanos.
 
Detalhes: Este financiamento é voltado para pesquisadores experientes que desejam explorar ideias ousadas e pioneiras. Mais informações podem ser encontradas AQUI.
 
---
O Wellcome Trust é uma importante fonte de financiamento para projetos inovadores e oferece uma excelente oportunidade para apoiar pesquisas de alto impacto.
Breves notas sobre Editais da PRPI
Divulgação do o novo material disponível no Website da PRPI: Breves Notas sobre Editais da PRPI.
 
O documento visa tornar inteligível a explicação sobre os editais emitidos pela pró-reitoria, como maneira de facilitar a compreensão destes documentos e, da mesma forma, a elaboração de propostas para auxílios oferecidos pela PRPI.
 
Além desse novo documento, estão no Website da PRPI:
 
Solicitamos que sejam divulgados tais materiais aos docentes e servidores da Unidade.
 
Seguimos disponíveis por meio deste endereço de email.
 
Atenciosamente, 
Equipe Financeira PRPI.

 

Chamadas FAPESP / Fulbright
Com informações da PRPI USP.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Fapesp, em conjunto com o Fulbright Commission está com cinco chamadas abertas, cujas orientações estão divulgadas abaixo.

São chamadas destinadas a promoverem novas colaborações entre pesquisadores do Estado de São Paulo e dos Estados Unidos, via Comissão Fulbright.

Dúvidas e mais informações devem ser buscadas diretamente junto à Fapesp.

  1. Fulbright FAPESP Award: Bioenergy, Biodiversity, Sustainable Food (limite 15 de setembro)
  2. Cátedra Dra. Ruth Cardosa na Georgetown University (limite 31 de agosto)
  3. Energia Renovável na UT Austin
  4. Pesquisas em Câncer No M.D. Anderson da University of Texas
  5. Cátedra na Rice University
Bolsas Dow de Iniciação Científica / Tecnológica
Com informações da PRPI USP.
-
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, em parceria com a empresa Dow Brasil, lança edital de bolsas destinado aos estudantes que tenham ingressado na Universidade por meio das ações afirmativas para os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI), dos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Física, Química, Farmácia e Engenharia Química, Ambiental, de Alimentos, de Materiais e Manufatura, de Petróleo, de Produção e Agronômica da Universidade de São Paulo.

Mais detalhes sobre os requisitos, inscrições e seleção encontram-se neste edital, disponível no site da PRPI.

Destacamos que o prazo máximo para envio das inscrições pelos interessados é 12/08/2024 por meio do Fale Conosco, assunto "Bolsas Dow".

 
Chamadas Públicas FINEP
Com informações da PRPI USP.
-

A FINEP lançou recentemente várias Chamadas Públicas, e em duas delas ICTs são elegíveis para receber recursos:

 
As propostas para esta chamada devem ser preenchidas conforme instruído no item 9 do edital, e as Unidades da  USP, que se caracterizem como ICT segundo a definição deste edital, podem submeter propostas de forma  autônoma, sem a intervenção da PRPI. 
 
Essas Unidades precisam proceder ao seu cadastro no sistema da FINEP indicado no item 9, bem como todas as  demais eventuais instituições participantes da proposta (co-executoras, fundações de apoio etc.) e estes cadastros precisam estar aprovados para que o sistema permita que a proposta seja criada e posteriormente enviada à FINEP.  O manual da plataforma pode ser baixado de cadastro.finep.gov.brmenu Ajuda, Manual do Cliente - Financiamento Não Reembolsável a ICTs.
 
Em caso de dúvidas e orientações sobre este edital, por gentileza, enviar e-mail para: cp_acervos2024@finep.gov.br
 
2) CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT/Ação Transversal/CT-Agro – 01/2024 - Programa MCTI de Cadeias Socioprodutivas da Agricultura Familiar e Sistemas Agroalimentares Sustentáveis: Desenvolvimento e Fortalecimento de Cadeias Socioprodutivas da Bioeconomia e da Agricultura Familiar Agroecológica para ICTs 
 
As propostas para esta chamada devem ser preenchidas conforme instruído no item 8.2 do edital, e as Unidades da USP, que se caracterizem como ICT segundo a definição deste edital, devem submeter propostas de forma autônoma, sem a intervenção da PRPI.
 
O sistema de preparação e submissão das propostas nesta chamada não exige um cadastro previamente aprovado da Unidade ou das demais eventuais instituições participantes.  A Finep apenas disponibiliza o formulário para preenchimento.
Tutorial de Prestação de Contas
Com informações da PRPI USP.
-

A fim de tornar mais inteligível o processo de elaboração da prestação de contas e, por conseguinte, tornar o encerramento de processos e a abonação das PCs mais ágeis, a PRPI atualizou o Tutorial de Prestação de Contas. A nova versão inclui instruções que contemplam as dúvidas encaminhadas à pró-reitoria e erros frequentes nas PCs entregues no período de junho de 2023 e maio de 2024. 

Da mesma forma, visando facilitar a compreensão da prestação de contas em sua integralidade, a PRPI elaborou um vídeo explicativo, que sumariza o conteúdo do texto. O vídeo apresenta distintos cenários de entrega de prestação de contas, ilustração de demonstrativo financeiro, a composição da PC, entre outros tópicos fundamentais para a correta realização da prestação de contas. 

Ambos os materiais estão disponíveis no Site da PRPI, em "Editais e Normas".
 
Cadastro de Colaboradores Acadêmicos (pesquisa)
Com informações da PRPI USP.
-

A Portaria PRPI Nº 959, de 25 de março de 2024, regulamenta o registro de colaboradores acadêmicos (pesquisa), conforme definido pela Resolução Nº 8423,de 10 de maio de 2023, que disciplina a prestação de serviço voluntário na USP. São colaboradores acadêmicos (pesquisa) as pessoas que “atuem em projetos de pesquisa ou inovação nos espaços da Universidade de São Paulo, e que não estejam vinculadas aos Programas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação”. Exemplos são bolsistas de treinamento técnico e outros técnicos pagos com recursos de projetos de pesquisa ou voluntários. 

Para a formalização da vinculação como colaborador acadêmico, é necessária aprovação pelo CTA ou órgão equivalente da Unidade/Órgão e assinatura do Termo de Adesão a Serviço Voluntário (Anexo I da Resolução Nº 8423). O cadastro será feito pelas CPqIs no sistema Atena (menu Colaborador Acadêmico), informando a qual projeto o colaborador estará associado e qual será o período de sua participação (o vínculo será válido apenas durante esse período). Os cadastros realizados pelas Unidades serão validados pela PRPI.

Para solicitação de cadastro ou outras dúvidas, por favor contate a CPqI em cpqif@if.usp.br.

Apresentações das Propostas para a abertura de vagas docentes

Prezados e Prezadas docentes,

segue o Cronograma das Apresentações com os respectivos arquivos das propostas enviadas. Verifiquem AQUI a lista dos últimos docentes contratados.

  • Período das apresentações: 12 a 14 de março de 2024
  • Local: Auditório Cesar Lattes - Sala 2027 - Edifício Principal Ala Central

 

Cronograma das Apresentações
 12/03/2024 Título (clique para acessar a proposta) Proponentes
14:00-14:30 Física Atmosferica Paulo Artaxo
14:30-15:00 Sistemas Dinâmicos Caóticos  Iberê Caldas
15:00-15:30 Teorias de Campo Efetivas e Ondas Gravitacionais Oscar Éboli
15:30-16:00 Intervalo   
16:00-16:30 Área de Nanofotônica Nathalia Tomazio
16:30-17:00 Sistemas Inovadores para Tecnologias Quânticas Marcelo Martinelli
17:00-17:30 Informação Quântica Oscar Éboli
17:30-18:00 Ensino de Física André Machado Rodrigues, Anne Louise Scarinci, Cristina Leite, Cristiano Mattos, Ivã Gurgel, Valéria Dias da Silva
  ---  

► Assista ao primeiro dia de apresentações:


 

 13/03/2024 Título (clique para acessar a proposta) Proponentes
14:00-14:30 Física experimental fundamental e aplicada com feixes de núcleos fora da linha de estabilidade no Brasil Rubens Lichtenthäler Filho
Kelly Cristina Cezaretto Pires
14:30-15:00 Física Nuclear Experimental de Baixas Energias Valdir Guimarães
15:00-15:30 Física Aplicada na área Ciência do Patrimônio Cultural Márcia de Almeida Rizzutto
15:30-16:00 Intervalo  
16:00-16:30 Física Teórica de Hadrons Alberto Martinez Rodrigues, Fernando Silveira Navarra, Renato Higa
16:30-17:00 Inteligência Artificial aplicada às áreas de interface entre Física e Ciências Biomédicas Alexandre Alarcon do Passo Suaide,  Elisabeth Mateus Yoshimura, Neilo Marcos Trindade, Paulo Roberto Costa, Rosangela Itri
17:00-17:30 Física de Plasmas e Fusão Nuclear José Helder F. Severo, Gustavo Canal
17:30-18:00 Física Experimental de Altas Energias com Aceleradores Alexandre A. P. Suaide, Marcelo G. Munhoz, Marco Bregant, Nelson Carlin Filho, Tiago Fiorini da Silva

► Assista ao 2º dia de apresentações


 

CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES  
 14/03/2024 Título (clique para acessar a proposta) Proponentes
14:00-14:30 Física e Ciência dos Materiais Experimental Renato Jardim (DFMT), Alexandre Levine (DFMT); Antônio Domingues dos Santos (DFMT), Daniel Reinaldo Cornejo (DFMT), Gennady Gusev (DFMT); Gustavo Martini Dalpian (DFMT), José Fernando Diniz Chubaci (DFN), Julio Antonio Larrea Jimenez (DFEP), Valentina Martelli (DFEP)
14:30-15:00 Materiais sensíveis às radiações ionizantes e filmes finos multifuncionais  José Fenando Diniz Chubaci
15:00-15:30 Matéria Quântica Eric Andrade
15:30-16:00 Intervalo   
16:00-16:30 Modelagem Molecular: Desenvolvimento e Aplicações em Sistemas Biológicos e/ou Matéria Mole Kaline Coutinho (DFGE), Sylvio Canuto  (DFGE), Marcio Varella (DFGE), Lucas Cornetta (DFGE), Adriano Alencar (DFGE), Erix Garces (DFGE), Leandro Barbosa (DFGE), Marilia Caldas (DFMT), Luana Pedrosa (DFMT), Rosangela Itri (DFAP)
16:30-17:00 Aplicações de feixes de iônicos para novos materiais Manfredo H. Tabacniks, Nemitala Added, Tiago Fiorini da Silva, Nilberto Heder Medina
17:00-17:30 Estrutura Eletrônica de Materiais Gustavo Dalpian, Helena Maria Petrilli, Luana Sucupira Pedroza, Lucy Vitoria Credidio Assali, Marília Junqueira Caldas
17:30-18:00 Física Estatística e Termodinâmica de Sistemas Complexos André Vieira, Adriano Alencar, Carlos Fiore, Nestor Caticha

► Assista ao 3º dia de apresentações:

Páginas

Desenvolvido por IFUSP