Todas Notícias

Título Descrição
Apresentações das Propostas para a abertura de vagas docentes

Prezados e Prezadas docentes,

segue o Cronograma das Apresentações com os respectivos arquivos das propostas enviadas. Verifiquem AQUI a lista dos últimos docentes contratados.

  • Período das apresentações: 12 a 14 de março de 2024
  • Local: Auditório Cesar Lattes - Sala 2027 - Edifício Principal Ala Central

 

Cronograma das Apresentações
 12/03/2024 Título (clique para acessar a proposta) Proponentes
14:00-14:30 Física Atmosferica Paulo Artaxo
14:30-15:00 Sistemas Dinâmicos Caóticos  Iberê Caldas
15:00-15:30 Teorias de Campo Efetivas e Ondas Gravitacionais Oscar Éboli
15:30-16:00 Intervalo   
16:00-16:30 Área de Nanofotônica Nathalia Tomazio
16:30-17:00 Sistemas Inovadores para Tecnologias Quânticas Marcelo Martinelli
17:00-17:30 Informação Quântica Oscar Éboli
17:30-18:00 Ensino de Física André Machado Rodrigues, Anne Louise Scarinci, Cristina Leite, Cristiano Mattos, Ivã Gurgel, Valéria Dias da Silva
  ---  

► Assista ao primeiro dia de apresentações:


 

 13/03/2024 Título (clique para acessar a proposta) Proponentes
14:00-14:30 Física experimental fundamental e aplicada com feixes de núcleos fora da linha de estabilidade no Brasil Rubens Lichtenthäler Filho
Kelly Cristina Cezaretto Pires
14:30-15:00 Física Nuclear Experimental de Baixas Energias Valdir Guimarães
15:00-15:30 Física Aplicada na área Ciência do Patrimônio Cultural Márcia de Almeida Rizzutto
15:30-16:00 Intervalo  
16:00-16:30 Física Teórica de Hadrons Alberto Martinez Rodrigues, Fernando Silveira Navarra, Renato Higa
16:30-17:00 Inteligência Artificial aplicada às áreas de interface entre Física e Ciências Biomédicas Alexandre Alarcon do Passo Suaide,  Elisabeth Mateus Yoshimura, Neilo Marcos Trindade, Paulo Roberto Costa, Rosangela Itri
17:00-17:30 Física de Plasmas e Fusão Nuclear José Helder F. Severo, Gustavo Canal
17:30-18:00 Física Experimental de Altas Energias com Aceleradores Alexandre A. P. Suaide, Marcelo G. Munhoz, Marco Bregant, Nelson Carlin Filho, Tiago Fiorini da Silva

► Assista ao 2º dia de apresentações


 

CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES  
 14/03/2024 Título (clique para acessar a proposta) Proponentes
14:00-14:30 Física e Ciência dos Materiais Experimental Renato Jardim (DFMT), Alexandre Levine (DFMT); Antônio Domingues dos Santos (DFMT), Daniel Reinaldo Cornejo (DFMT), Gennady Gusev (DFMT); Gustavo Martini Dalpian (DFMT), José Fernando Diniz Chubaci (DFN), Julio Antonio Larrea Jimenez (DFEP), Valentina Martelli (DFEP)
14:30-15:00 Materiais sensíveis às radiações ionizantes e filmes finos multifuncionais  José Fenando Diniz Chubaci
15:00-15:30 Matéria Quântica Eric Andrade
15:30-16:00 Intervalo   
16:00-16:30 Modelagem Molecular: Desenvolvimento e Aplicações em Sistemas Biológicos e/ou Matéria Mole Kaline Coutinho (DFGE), Sylvio Canuto  (DFGE), Marcio Varella (DFGE), Lucas Cornetta (DFGE), Adriano Alencar (DFGE), Erix Garces (DFGE), Leandro Barbosa (DFGE), Marilia Caldas (DFMT), Luana Pedrosa (DFMT), Rosangela Itri (DFAP)
16:30-17:00 Aplicações de feixes de iônicos para novos materiais Manfredo H. Tabacniks, Nemitala Added, Tiago Fiorini da Silva, Nilberto Heder Medina
17:00-17:30 Estrutura Eletrônica de Materiais Gustavo Dalpian, Helena Maria Petrilli, Luana Sucupira Pedroza, Lucy Vitoria Credidio Assali, Marília Junqueira Caldas
17:30-18:00 Física Estatística e Termodinâmica de Sistemas Complexos André Vieira, Adriano Alencar, Carlos Fiore, Nestor Caticha

► Assista ao 3º dia de apresentações:

Contrapartida Institucional: Chamada EMU Pequeno-Médio Porte FAPESP

https://portal.if.usp.br/pesquisa/pt-br/node/2397

Edital de Apoio a Eventos Científicos - 01/2024
Prezados(as) docentes,
 
Informamos que foi publicado o Edital de Apoio a Eventos Científicos - 01/2024, que oferece recursos para apoiar parcialmente a organização de eventos científicos, em qualquer área do conhecimento, que tenham como objetivo discutir temas de pesquisas na fronteira do conhecimento e/ou a implementação de ações de inovação.
 
O valor total disponível é de R$ 300.000,00 e o valor máximo que pode ser solicitado por cada proposta é de R$ 15.000,00. Os Eventos Científicos devem ocorrer durante o primeiro semestre de 2024 (janeiro a junho).
 
As inscrições serão feitas no sistema Atena pelos docentes proponentes até 02/11/2023, pelo sistema Atena (Editais>Solicitações). As Comissões de Pesquisa e Inovação devem verificar se as solicitações estão adequadas e aderentes ao Edital e, caso estejam, encaminhá-las à PRPI até 06/11/2023.
 
Atenciosamente,
 
Comissão de Pesquisa (e Inovação)
IFUSP

 

Congresso de Pós-Doutorandos da USP - “Papel e perspectivas dos Pós-Doc no Brasil”
Prezados(as) Pós Doutorandos(as),
 
A Universidade de São Paulo promoverá nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2023 o Congresso de Pós-Doutorandos da USP - “Papel e perspectivas dos Pós-Doc no Brasil”, http://usp.br/congressoposdocs, a ser realizado no Campus Butantã, com um público esperado de aproximadamente 3.000 pessoas entre pós-doutorandos USP, supervisores, órgãos da administração pública e setores do meio empresarial (startups, incubadoras, parques tecnológicos).
 
O evento tem por objetivo divulgar e promover os trabalhos dos pós-doutorandos da USP inseridos nas diversas áreas de conhecimento, ampliando a visibilidade desses profissionais frente a instituições, academia e empresas, por meio da realização de palestras com eminentes pesquisadores internacionais, simpósios e apresentação de pôsteres.
 
O principal resultado esperado do evento consiste em possibilitar a conexão dos pós-doutorandos com os setores empresarial, governamental e demais instituições de ciência e tecnologia.
 
Os pós-doutorandos inscritos participarão das sessões de pôsteres e poderão participar das comunicações orais, que são limitadas. Serão selecionados, numa primeira fase, para as comunicações orais, os trabalhos de maior destaque. Neste sentido, solicitamos a sua valiosa contribuição para participar da primeira fase de avaliação que deverá ocorrer de 20/06 a 19/07/2023. Nessa fase as Comissões de Pesquisa e Inovação deverão selecionar 50% dos inscritos de sua Unidade. Enviaremos oportunamente as instruções para acessar o site de avaliação.  
 
Atenciosamente,
 
Comissão de Pesquisa - IFUSP
 
 

 

Editais PIBIC/PIBIC-EM/PIBITI e PUB 2023/2024
Prezados(as) Docentes, Pós Doutorandos e Alunos,
 
Editais de bolsas PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM e PUB da vigência 2023/2024.  
 
Lembramos que o prazo para inscrições se encerrará na segunda-feira, 12/06/2023, às 12h00.
 
 
Atenciosamente,
 
Comissão de Pesquisa - IFUSP
 
 

 

Apresentações das sugestões para Abertura de Claros para Professor Doutor
 

Prezados(as) docentes,

para acessar os vídeos das apresentações, por favor, clique nos arquivos mp4 abaixo.

São apenas 3 vídeos e cada um deles contem as 5 apresentações do dia 18, 19 e 20/04/2022.

Atenciosamente,

Comissão de Pesquisa

IF-USP

 

Sugestões para Abertura de Claros para Professor Doutor

Prezados(as) docentes,

para acessar a grade de horários das apresentações, clique no link abaixo:

https://portal.if.usp.br/pesquisa/pt-br/node/2143

Comissão de Pesquisa

IFUSP

ok

Programa “Workshop Aficionados em Software e Hardware” (WASH)
 
Prezados(a) docentes,
 
Estamos fazendo um levantamento de interessados em orientar Projetos de Pré-Iniciação Científica no âmbito do Programa WASH

A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo (PRP-USP) e a equipe do Programa “Workshop Aficionados em Software e Hardware” (WASH) convidam os docentes da Universidade de São Paulo que possam orientar projetos de pesquisa de estudantes de ensino médio a manifestarem seu interesse por meio de inscrição, até o dia 30/04/2021, no formulário disponível em: https://forms.gle/TVR6mFPPLsCaBwEZ7.

O Programa WASH concede bolsas de Pré-Iniciação Científica para estudantes de Ensino Médio realizarem um trabalho científico com carga horária de 15 horas semanais divididas em 12h/s para a pesquisa, orientação e oficinas e 3h/s para realizar monitoria científica para estudantes do Ensino Fundamental. Os alunos bolsistas contarão com o apoio da equipe WASH, supervisão de um professor da própria escola e orientação científica de um docente USP, com acesso às instalações da Universidade através do Programa de Pré-Iniciação Científica. 
 
Mais detalhes sobre o Programa WASH estão disponíveis em:  https://wash.net.br/ . Também faremos uma reunião no dia 04/05/2021, às 9h30, para apresentar o programa aos docentes inscritos.
 
Por fim, destacamos que o Programa WASH não está relacionado ao programa PIBIC-Ensino Médio.

Atenciosamente,
 
Pró-Reitoria de Pesquisa
Universidade de São Paulo
 
Comissão de Pesquisa - IFUSP
Editais PIBIC/PIBIC-EM e PIBITI 2021/2022
Prezados(as) Docentes e Pós Doutorandos e Alunos,
 
Informamos que foram publicados os Editais de bolsas PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM da vigência 2021/2022.
 
O cronograma para os três editais é:
 

Inscrições

03/05/2021 (às 8h30)

21/05/2021 (às 12h00)

Avaliação dos projetos pelos pareceristas indicados pelas Comissões de Pesquisa 

24/05/2021

18/06/2021 (às 12h00)

Classificação dos projetos pela CPq

24/05/2021

29/06/2021 (às 12h00)

Distribuição das bolsas

 

Julho/2021

Divulgação dos Resultados

 

Agosto/2021

Implementação das Bolsas 

 

Setembro/2021

 
 
Atenciosamente,
 
Comissão de Pesquisa - IFUSP
 
 

 

Prêmio Internacional L'Oreal-UNESCO para Mulheres na Ciência - Indicações até 21/05/2021
Prezadas(os) docentes,
Atendendo a solicitação do Gabinete do Reitor, informamos que está aberto o
período para indicação para o Prêmio Internacional L'Oreal-UNESCO para
Mulheres na Ciência - Edição 2022, que premiará cinco pesquisadoras
excepcionais na área das Ciências Ambientais e da Vida, sendo uma delas
representante da América Latina e Caribe.

Cada uma das laureadas receberá 100.000 Euros.

A pesquisadora indicada deve:
- Ser reconhecida internacionalmente por sua excelência científica
- Estar ativamente envolvida na pesquisa científica
- Atuar em um dos campos das Ciências Ambientais e da Vida que estão
*detalhadas na tabela da página 5 do documento anexo*.

Mais informações encontram-se no arquivo anexo, que contém o regulamento da
premiação, ou no site https://www.forwomeninscience.com

As indicações, devidamente justificadas com a documentação descrita abaixo
e no anexo, deverão ser encaminhadas pelo(a) Diretor(a) da Unidade em
conformidade com sugestão/recomendação da respectiva Comissão de Pesquisa.

Dessa forma, solicitamos que as indicações cheguem na Comissão de Pesquisa 
até o dia 10/05/2021 (segunda-feira).

Atenciosamente,

Comissão de Pesquisa

 

Páginas

Desenvolvido por IFUSP