Integrantes


Parte do grupo no I Encontro de História da Física

Coordenação

Ivã Gurgel

Professor no Instituto de Física da USP, possui graduação em Licenciatura em Física (2004), mestrado em Ciências (Modalidade Ensino de Física, 2006) e doutorado em Educação (Modalidade Ensino de Ciências e Matemática, 2010) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de doutorado no laboratório SPHERE - Sciences, Philosophie e Histoire do CNRS-França. Tem experiência nas áreas de História da Ciência, Epistemologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Física nos Séculos XIX e XX, História da Ciência no Brasil, Estudos Culturais da Ciência e Teorias Críticas de Currículo. É membro do Centro de História da Ciência da USP e coordena o Grupo de Teoria e História dos Conhecimentos (TeHCo) e o Acervo Histórico do IFUSP. http://lattes.cnpq.br/2315844649289135

Pesquisadoras e Pesquisadores

Alexander Coelho

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2003), licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (2013), mestre em Ciências, (Modalidade Ensino de Física, 2018) pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências – USP, atualmente é doutorando em Ciências (Modalidade Ensino de Física) pelo mesmo programa. Possui interesse particular pela Epistemologia da Física, pela História da Física no Brasil e pela Sociologia da Ciência de Pierre Bourdieu. Em sua pesquisa de doutorado investiga a postura epistemológica do físico teórico Mario Schenberg nos anos 1980, e sua relação com os contextos científico e cultural brasileiros. http://lattes.cnpq.br/1565671911651231

Alexandre Bagdonas

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (2004-2007) e em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (2008-2011), mestrado (2009-2011) e doutorado (2011-2015) em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência em pesquisa em ensino de física e uso da história e filosofia da ciência na educação científica, atuando principalmente nos seguintes temas: história, filosofia e sociologia da ciência no ensino de física, ensino de cosmologia e física moderna e contemporânea, história da cosmologia no século XX. http://lattes.cnpq.br/5909226757389275

Ana Clara Sá

É bacharela em Astronomia pela Universidade de São Paulo (2019) e, atualmente, bacharelanda em Física também pela USP. Trabalhou na área de Astrofísica Extragaláctica com ênfase em grupos de galáxias e, posteriormente, desenvolveu pesquisa na área interdisciplinar de Astronomia e Literatura Brasileira. Atualmente, trabalha na linha de pesquisa de História da Astronomia e sua interface com a Arte e tem interesse particular em História da Astronomia do século XX e movimentos artísticos no Brasil. http://lattes.cnpq.br/6081916415929140

André Fantin

Graduou-se Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2018). Mestrando no programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC-USP) na modalidade de Ensino de Física, possui interesse em História da Física e do Ensino de Física no século XX, na História e Filosofia da Ciência aplicada ao ensino de Física Moderna e na História do Livro Didático, do Currículo e das Práticas Escolares. Em sua pesquisa no programa de mestrado, investiga a produção do livro didático "Quantum Physics of Atoms, Molecules, Solids, Nuclei and Particles", de Eisberg e Resnick, e as leituras realizadas a partir dele, de forma a identificar sua influência na visão disciplinar da Física, na trajetória profissional e na construção de subjetividade de seus leitores. http://lattes.cnpq.br/2771902520888210

André Noronha

Professor do Instituto Federal de Educação e Tecnologia de São Paulo campus São Paulo (IFSP-SPO). Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo. Mestrado e Doutorado no Programa e Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Possui interesse nas áreas de Ensino de Física, História e Filosofia da Ciência e Teorias de Currículo. http://lattes.cnpq.br/1235069057367987

Antonio Augusto Passos Videira

Estudos de Física (1982-1983) e Filosofia (1984-1986). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Filosofia - Université de Paris VII - Universitée Denis Diderot (1992). É professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, além de professor no Programa de Ensino e História da Matemática (UFRJ), professor convidado no Instituo de Biofísica (UFRJ) e pesquisador colaborador no CBPF. Atuou como docente no Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde a Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Foi pesquisador do Observatório Nacional de 1994 a 1999. Atua nos seguintes domínios: filosofia da natureza, filosofia da ciência, história da física e da astronomia, biografias científicas e divulgação da ciência. É membro correspondente da Academia Paraense de Ciências desde 2011. http://lattes.cnpq.br/1855174964691600

Barbra Miguele de Sá

Licenciada em Física pela Universidade de São Paulo (2019), atualmente realiza mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Ensino de Física) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Durante a graduação realizou estágio no Acervo Histórico do Instituto de Física da USP (2017-2019). Possui interesse particular em História da Física no Brasil e História das Mulheres na Ciência. Em seu mestrado realiza pesquisa em que investiga a trajetória de Sonja Ashauer, primeira brasileira a se doutorar em Física, analisando suas contribuições à Eletrodinâmica Quântica. http://lattes.cnpq.br/8452497682620162

Carlos Chaves

Licenciando em Física na Universidade de São Paulo, atualmente estagia no Acervo Histórico do Instituto de Física da USP, onde realiza trabalhos de preservação e arquivística. Participante do Grupo de Teoria e História dos Conhecimentos (TeHCo), possui interesse em História da Física no Brasil e nas relações e interações entre ciência, sociedade e ensino.

Danilo Cardoso

Possui graduação em licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (2008 - 2012). É mestre e doutor em Ciências, modalidade Ensino de Física pelo Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP. Dedica-se às interfaces entre Divulgação Científica e Ensino de Ciências e entre Epistemologia e História das Ciências e Ensino. Tem se interessado principalmente pelas possibilidades de aproximação entre Ensino de Ciências e Educação para as Mídias. http://lattes.cnpq.br/7546640597328260

Felipe Prado

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (2016) e atualmente é mestrando no Programa Interunidades em Ensino de Ciências (modalidade Física), também pela USP. Tem se dedicado a estudar o debate filosófico do Realismo Científico, especialmente no entorno do problema da Mudança Científica, objetivando refletir tanto sobre os aspectos contínuos e descontínuos do desenvolvimento científico, quanto sobre as noções da verdade e de progresso nas ciências física e suas implicações nos discursos educacionais sobre a Natureza da Ciência. Tem interesse especial em Epistemologia das Ciências, História da Física Moderna e do século XIX. http://lattes.cnpq.br/6652761342457684

Graciella Watanabe

Professora Adjunta do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC. Doutora em Ensino de Ciências - Modalidade Física pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Mestre em Educação pelo Instituto de Educação na Universidade de Lisboa. Possui graduação em Licenciatura em Física (2009) e mestrado em Ensino de Ciências - Modalidade Física pela USP. Desenvolve pesquisas sobre desigualdade educacional , divulgação científica e estuda a teoria sociológica de Pierre Bourdieu com ênfase nos estudos da ciência desse autor. Atua principalmente nos seguintes temas: Desigualdade Educacional, Divulgação Científica, Sociologia da Ciência, Desigualdades Científico-Tecnológicas e Campo Científico. Coordena o Grupo de Pesquisa em Desigualdade Educacional, Ciência e Democracia – DECiDe. http://lattes.cnpq.br/0022322386442215

Heráclio Tavares

Estou realizando estágio pós-doutoral no Instituto de Física da USP, após ter ficado um semestre como pós-doc no Programa de pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ. Possuo doutorado em História das Ciências, das Técnicas, e Epistemologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-HCTE). Sou mestre em História Social pelo Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHIS/ UFRJ). Tenho bacharelado e licenciatura em História pela UFRJ. Realizei período de doutorado sanduiche (Setembro de 2015 a Agosto de 2016) no Departamento de Filosofia da Saint Louis University, EUA. Faço parte dos grupos de pesquisa, vinculados ao CNPq: Grupo de Teoria e História dos Conhecimentos (TEHCO - IFUSP) e do Estudos Sociais e Conceituais de Ciência, Tecnologia e Sociedade (UERJ/ Departamento de Filosofia). Tenho experiência na área de História da Ciência do século XX, especificamente na História da Física no Brasil. Possuo interesse nos processos de construção de conhecimento científico, especificamente na História das práticas científicas experimentais envolvendo raios cósmicos e aceleradores de partículas. Alimento também interesse nas relações entre ciência e militares, bem como no nacionalismo existente entre cientistas brasileiros no século XX. Desenvolvo reflexões sobre Teoria e Metodologia da História, com ênfase na memória do nosso passado científico e na construção do argumento em História. http://lattes.cnpq.br/6156355609451020

João Pedro Ghidini

Possui graduação em Licenciatura em Física (2016-2019) e é atualmente mestrando no Programa Interunidades em Ensino de Ciências (modalidade Ensino de Física) enquanto paralelamente cursa disciplinas do Bacharelado em Física, tudo pela Universidade de São Paulo. Realizou pesquisa na área de ensino de física de partículas, com ênfase na justificativa para a sua inserção no currículo do ensino médio. Atualmente possui interesse em como ensinar física de partículas para alunos do ensino médio partindo de experimentos que envolvem detectores de raios cósmicos, buscando relacionar a metodologia Teaching-Learning Sequences (TLS) com a perspectiva semântica de modelos científicos. http://lattes.cnpq.br/6401439148291747

Marcelo Gameiro Munhoz

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Física Nuclear pela Universidade de São Paulo (1995) e realizou doutorado "sanduíche" em Física Nuclear pela Universidade de São Paulo, Wayne State University e Brookhaven National Laboratory, ambos nos EUA (1998). Foi contratado como Professor Doutor pela Universidade de São Paulo em 2003. Obteve título de Livre Docência pela Universidade de São Paulo em 2009 e atualmente é Professor Associado dessa Universidade. Tem experiência na área de Física Nuclear, com ênfase no estudo de colisões entre íons pesados relativísticos e instrumentação nuclear. Também tem atuado na área de divulgação científica. http://lattes.cnpq.br/5098459926660322

Márcia Saito

Docente no Instituto Federal do Paraná (IFPR) - campus Foz do Iguaçu. Possui graduação em Bacharelado (2009) e Licenciatura em Física (2014), mestrado em Ciências (Modalidade Física, 2013) e doutorado em Ciências (área de concentração: Ensino de Física, 2019), pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de doutorado sanduíche no grupo de pesquisa SPHERE, na Universidade de Paris 7 - Denis Diderot, na França. Atua principalmente nas áreas de História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino de Ciências. Faz parte do Grupo de Teoria e História do Conhecimento (TeHCo) e do Grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática (GPECiM - IFPR), e tem interesse nos temas: Circulação do conhecimento científico, natureza da ciência, história da Física Quântica e moderna, epistemologia de Ludwik Fleck, epistemologia histórica e relações entre Ciência e Cultura. Também possui experiência como professora de Física nos níveis médio, superior e trabalha com formação de professores no curso de Licenciatura em Física do IFPR - Foz do Iguaçu. http://lattes.cnpq.br/4587644653125806

Raquel Melo

Licenciada em Química pela Universidade Federal da Bahia (2017), atualmente realiza mestrado em Ensino de Ciências ( Modalidade Ensino de Química) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Durante a graduação foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Possui interesse em História da Ciência e Sociologia da Ciência. Em seu mestrado pesquisa sobre o cotidiano do Instituto de Física da USP durante a Ditadura Empresarial-Militar. http://lattes.cnpq.br/2759468515079004

Renan Milnitsky

Licenciado em Física (2013) pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ciências (Modalidade Ensino de Física, 2018) pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências – USP, atualmente é Doutorando em Ciências (Modalidade Ensino de Física) pelo mesmo programa e professor de Física na Escola Nossa Senhora das Graças (Gracinha). Durante a graduação realizou iniciação científica no High Energy Physics and Instrumentation Center - HEPIC (2011-2013) produzindo materiais didáticos sobre Física de Aceleradores e Detectores para o Ensino Médio. Possui interesse particular nas interfaces da Epistemologia de Gaston Bachelard e a História da Física de Partículas com o Ensino de Ciências. Em sua tese de doutoramento investiga as potencialidades de uma proposta curricular norteada pelo conceito de Objetivo-Obstáculo, pensando a elaboração de um curso de Física de Partículas para a Licenciatura em Física com enfoque histórico e epistemológico. http://lattes.cnpq.br/0435741102327214

Roberto Soares da Cruz Hastenreiter

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995). Mestrado em Ensino de Física pelo CEFET-RJ. Doutorado em Ensino de Física na Universidade de São Paulo(USP). Estágio doutoral realizado em Paris (2013-2014) no laboratório de História e Filosofia da Ciências - SPHERE - na Université de Paris VII Diderot, sob a orientação do prof. Michel Paty. Foi professor de Física da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, atuando no Ensino Médio, assim como da rede particular, desempenhando paralelamente cargo de gestor pedagógico (2003-2010). Atualmente é professor do quadro de efetivos do Instututo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e trabalha na formação continuada de professores, atuando no Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física da Unirio. Atua no comitê internacional do IOSTE (International Organization for Science and Technology Education) como representante da América do Sul. Os principais temas de pesquisa de seu interesse têm sido, no Ensino de Física: Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, História e Epistemologia da Ciência, Reformulação Curricular, Atividades experimentais; em Ensino-Aprendizagem: Teoria Sociocultural de Vygotsky, Semiótica, Uso da Analogias no Ensino de Ciencias, A Aprendizagem Significativa, Ensino por Investigação; e em Filosofia: A Filosofia das Formas Simbólicas de Ernst Cassirer. http://lattes.cnpq.br/7714359088611369

Sofia Guilhem Basilio

Licenciada em Física (2015) pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ciências (Modalidade Ensino de Física, 2018) pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências – USP, atualmente é Doutoranda em Ciências (Modalidade Ensino de Física) pelo mesmo programa. Possui interesse particular pela História das Teorias da Relatividade e Física Quântica. Realiza estudos com base no marxismo, em especial sobre como aspectos ideológicos podem se dar na relação Ciência-Sociedade. Em sua tese de doutorado investiga a influência do contexto intelectual no desenvolvimento da mecânica quântica e da formulação da equação de Schrödinger, focando na evolução do conceito de causalidade entre os físicos da então República de Weimar. http://lattes.cnpq.br/3505260809435187

Thiago Hartz

É professor adjunto no Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IM-UFRJ). Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio sanduíche no grupo de pesquisa Laboratoire SPHERE (UMR 7219) da Universidade Paris Diderot (Paris 7), França. Realizou pós-doutorado em História das Ciências no arquivo do Niels Bohr Institute da Universidade de Copenhague, Dinamarca. Foi professor substituto no Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia. Foi pesquisador temporário no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), com bolsa do CNPq modalidade PCI-D, nível A. Foi Professor Adjunto na área de Ensino de Física na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente, é Professor Adjunto em Ensino e História da Matemática no Departamento de Matemática no IM-UFRJ. Está credenciado como professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PEMAT) do IM-UFRJ e no Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (SBF/polo Campo Mourão). É vice-presidente da Commission on the History of Physics (CHP/DHST) da International Union of the History and Philosophy of Science (mandato 2017-2021). É vice-tesoureiro da Sociedade Brasileira de História da Ciência (mandato 2018-2020). Integra o conselho científico consultivo do Boletim da Sociedade Brasileira de História das Ciências desde 2015. É membro do Laboratório Ciência como Cultura (LACIC) da UFBA e do Grupo de Teoria e História dos Conhecimentos (TeHCo) do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História da Matemática e da Física Teórica, com ênfase no período de 1684 a 1978, atentando principalmente aos seguintes temas: (a) as mudanças nas relações entre física teórica e matemática; e (b) a História da mecânica newtoniana, da teoria quântica de campos, da gravitação quântica e das interpretações da teoria quântica. http://lattes.cnpq.br/7199194272764660

Vinícius Carvalho da Silva

Professor de Filosofia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutor e mestre em Filosofia da Ciência e Teoria do Conhecimento pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com pós-doc em Saúde Pública pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. Coordenador do Grupo de Pesquisa em História e Filosofia da Física e da Cosmologia (Physikós) na FACH-UFMS e do Museum Alliance-NASA na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), membro do Masterclass Internacional de Física de Partículas da UERJ e do grupo de pesquisa Estudos Sociais e Conceituais de Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS) do Departamento de Filosofia da UERJ. Tem experiência na área de História e Filosofia da Ciência, epistemologia das ciências biomédicas e Estudos de Ciências. Seus principais temas de interesse são: a filosofia dos físicos, pressupostos metafísicos e princípios axiológicos das teorias físicas, a questão do valor da ciência, problemas filosóficos nas interpretações da mecânica quântica, e ensino e divulgação de práticas integradas de filosofia e ciências. http://lattes.cnpq.br/5454906122210216

Vitor Prado Zampa

Bacharel em Astronomia pela Universidade de São Paulo (2019), atualmente é licenciando em Física na mesma instituição. Em sua primeira graduação, realizou projeto nas áreas de astrofísica estelar e evolução química da Galáxia. Atualmente, possui interesse em História Social da Ciência, com ênfase nas relações entre ciência ocidental, imperialismo e transformações políticas; estudando, particularmente, as missões jesuíticas e protestantes na China imperial tardia e os subsequentes movimentos revolucionários naquele país. http://lattes.cnpq.br/5921782579646504

Yuri Machado

Licenciado em Física (2013) e Mestre em Ciências (Área de Concentração: Ensino de Física, 2017) pela USP. Atualmente desenvolve pesquisas na área de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências junto ao "Grupo de Teoria e História dos Conhecimentos" (TeHCo) do Instituto de Física da USP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando, principalmente, nos seguintes temas: História do Eletromagnetismo no Século XIX; História e Filosofia da Física; Epistemologia e Linguagem; Educação Científica Dialógica, Problematizadora e Libertadora; Epistemologia e Filosofia Educacional de Paulo Freire; Física e Epistemologia de Galileu Galilei. http://lattes.cnpq.br/7049021487838960

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