596a. Sessão Ordinária da Congregação (Sem anexos)

Data de Início:
quinta-feira, 25 Maio, 2023 - 09:00
Data de Término:
quinta-feira, 25 Maio, 2023 - 13:00
Local:
Auditório Abrahão de Moraes
Comissão Atribuída:
Congregação do Instituto de Física
Assunto:
Congregação
Pauta:

Pauta:  596ª. Sessão Ordinária da Congregação
Data:    25.05.23 - 5a. Feira, às 9h.

1ª PARTE

Item I  – Assuntos Novos para deliberar:

Item I.01 - Renovação do "Termo de Colaboração", no âmbito do Programa de Professor Sênior, a ser assinado pela Profa. Emico Okuno, docente aposentada, a fim de continuar colaborando com o Departamento de Física Nuclear.

Item I.02 - Concurso Público de Títulos e Provas para provimento de um cargo de Professor Doutor, Ref. MS-3.1, em RDIDP, junto ao Departamento de Física Experimental, no qual estão inscritos os seguintes Doutores Mahesh Chand, Femin Fidel Herrera Aragón, Rodrigo da Silva Benevides, Hans Marin Florez, Maria Fernanda Araujo de Resende e Rafael Ferreira Pinto do Rego Barros (Edital IF-02/23):
a)  Aceitação das inscrições;
b)  Formação da Comissão Julgadora.

Item I.03 - Concurso para obtenção do Título de Livre-Docente junto ao Departamento de Física Matemática, no qual está inscrito a Profa. Dra. Barbara Lopes Amaral, referente ao 1º período de 2023 (Edital IF-16/23):

a)   Aceitação da inscrição;
b)   Formação da Comissão Julgadora;
c)   Indicação do Presidente da Banca.

2ª PARTE

E X P E D I E N T E

Item II.1 – Comunicações do Diretor:

Item II.1a – Defenderam Dissertações de Mestrado (09 alunos):
Amanda Farias dos Santos
“Análise de dados fotométricos obtidos através do aprendizado de máquina e da K-d Tree” – Orientador: Elcio Abdalla

Caio Cesar Daumann
“Estudo da reconstrução da massa de bósons Z no processo Z → T T em colisões próton-próton a √s = 13 TeV no experimento ATLAS” – Orientador: Marco Aurélio Lisboa Leite

Francisco Lieberich
“Síntese, estrutura e propriedades magnéticas da série de compostos Yb2ZrxTi2–xO7” –
Orientador: Prof. Rafael Sá de Freitas

Josué Mendes Pinheiro Policarpo
“Dinâmica Livre de Escala da COVID-19” – Orientador: Prof. Airton Deppman

Leandro do Nascimento Silva
“Educação científica e Sociedade de risco: um estudo exploratório sobre percepção de risco acerca da pandemia de COVID-19” – Orientador: Prof. Maurício Pietrocola Pinto de Oliveira (FE/USP)

Marcos de Lima Leite
“Experimentação, modelização e testes de hipóteses em Física: da construção às aplicações de um experimento com imagens de mecânica em um curso de licenciatura” – Orientadora: Profa. Nora Lia Maidana

Renan Felix dos Santos
“Desenvolvimento de simulações de detetores de nêutrons baseados em estruturas GEM” – Orientador: Prof. Marcelo Gameiro Munhoz

Vitor Cavalheri Pereira
“O operador de tempo na mecânica quântica e uma extensão para o caso relativístico” – Orientador: Prof. João Carlos Alves Barata

Yuri Peres Asnis
“Modelagem da evolução de cenários de plasmas no tokamak TCABR” – Orientador: Prof. Gustavo Paganini Canal

Item II.1b – Defenderam Teses de Doutorado (07 alunos):

Alessandro Ribeiro Marins
“Técnicas de separação de componentes aplicadas ao Radiotelescópio BINGO” – Orientador: Prof. Elcio Abdalla

Caio Luiz Tiedt
“Modelos de transporte e susceptibilidades em AdS/CFT com termo topológico” – Orientador: Prof.
Victor de Oliveira Rivelles

Eduardo Díaz Suárez
“Interação Porfirina/Montmorillonita através de simulações computacionais e cálculos ab-initio” – Orientador: Profa.
Helena Maria Petrilli

Karel Pontes Leal
“A ciência dos discursos publicitários de produtos radioativos do início do século XX: reflexões para o ensino de ciência a partir da história das garotas do rádio” – Orientadora: Profa. Thaís Cyrino de Mello Forato (UNIFESP)

Matheus Jean Lazarotto
“Dinâmica caótica em potenciais periódicos” – Orientador: Prof. Iberê Luiz Caldas

Ricardo Meloni Martins Rosado
“Contribuições do CERN e do Perimeter Institute para o Desenvolvimento profissional de professores brasileiros de Física no Ensino Médio” – Orientador: Prof. Alberto Villani

Rodrigo Acácio Matos de Araújo
“Sustentabilidade no Panorama das Pesquisas em Educação Ambiental” – Orientadora: Profa. Maria Regina Dubeux Kawamura

Item II.1c – Outras Comunicações:
a)  Portaria da Vice-Reitora, de 09.05.23, nomeando Gustavo Martini Dalpian para exercer o cargo de Professor Titular.
b)  Portaria GR-7977, de 12.05.23, que dispõe sobre redistribuição de cargo de Professor Doutor 1237888, do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto para o Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física.
c)  Portaria GR 8012, de 17.05.23, que dispõe sobre distribuição de 1(um) cargo de Professor Doutor junto ao Instituto de Física, no Departamento de Física Nuclear.
d)  OFICIO PRIP/147/10.05.23, informando sobre a homologação, da proposta da instituição da Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP) do IFUSP.
e)  Resolução CoG 8430, de 19.05.23, que dispõe sobre a concessão de Diploma Simbólico de homenagem post mortem a alunos de graduação da USP.
a)  Distribuição dos encargos didáticos do 1º semestre de 2022, aprovada pelos Departamentos: FMA e FMT.

Item II.2. – Comunicações do Vice-Diretor.

Item II.3. – Comunicações das Comissões: CG, CPG, CPq, CCEx e CPGI.

Item II.4. – Comunicações da Representante da Congregação no Conselho Universitário.

Item II.5. – Comunicações dos Membros da Congregação.

ORDEM SUPLEMENTAR DA 596ª. SESSÃO DA CONGREGAÇÃO, A SER REALIZADA EM 25.05.23

Item I.04 - Indicação de novos membros suplentes para a Comissão Julgadora do concurso para provimento de um cargo de Professor Doutor junto ao Departamento de Física dos Materiais e Mecânica, na área de Teoria Quântica de Campos ou Teoria de Cordas, Edital IF-49/22.