O BINGO, acrônico de Baryon Acoustic Oscillations in Neutral Gas Observations, é um radiotelescópio exclusivamente projetado para fazer a primeira detecção de Oscilações Acústicas de Byron (BAO), que são ondas geradas pela interação dos átomos com a radiação no inicio do Universo, que pode ser monitorada na faixa de rádio frequência. Com isso será possível medir a distribuição de hidrogênio neutro a distâncias cosmológicas usando uma técnica chamada Mapeamento de Intensidade. Por meio desse radiotelescópio será possível medir a expansão do universo e inferir sobre as propriedades da energia escura, ou seja, o BINGO captará a radiação de hidrogênio, que pode indicar a distribuição das galáxias logo após o Big Bang. 

 

Parcerias na Educação e Divulgação Científica

O Portal Píon da Sociedade Brasileira de Física tem como um dos objetivos a divulgação científica e é um dos parcerios na Educação e Divulgação Científica do BINGO Telescópio. Para saber mais sobre os parceiros do BINGO clique aqui. 

 

Conteúdo

O BINGO Telescópio traz um material sobre Astronomia, Cosmologia e Ciência em geral. Para saber mais acesse nosso conteúdo.